13/12/2019 às 12h07

‘MudaClima’ dá primeiro passo para transformar jardim de praça em bosque no Vale do Sol

imageCrianças do 2º ano da ETI Duque de Caxias – Caroline Campelo participaram do plantio bem cedinho

Crianças do 2º ano da ETI Duque de Caxias – Caroline Campelo participaram do plantio bem cedinho

Fotógrafo: Divulgação

Fechar
imagePequeno Athos, 9 anos, ao lado de muda de tamarindo já plantada, conta que quer ver a praça cheia de sombra e frutas silvestres

Pequeno Athos, 9 anos, ao lado de muda de tamarindo já plantada, conta que quer ver a praça cheia de sombra e frutas silvestres

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageDiretor Marcelo Grison explica que iniciativa parte do Poder Público mas precisa ser abraçada por toda sociedade

Diretor Marcelo Grison explica que iniciativa parte do Poder Público mas precisa ser abraçada por toda sociedade

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageLíderes comunitários Amadeu Rodrigues e Chirley Paz ajudaram na ação

Líderes comunitários Amadeu Rodrigues e Chirley Paz ajudaram na ação

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageAo lado de Marcelo Grison, professora Osita e os filhos Fernanda, 7, e Guilherme, 8, plantam uma muda de ipê em praça do Vale do Sol

Ao lado de Marcelo Grison, professora Osita e os filhos Fernanda, 7, e Guilherme, 8, plantam uma muda de ipê em praça do Vale do Sol

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Juliana Matos

A praça do setor Vale do Sol hoje é um espaço gramado com poucas árvores, mas em breve se transformará num pequeno bosque que oferecerá sombra e diferentes frutos silvestres para pássaros e comunidade vizinha. Essa transformação será possível a partir do programa ‘MudaClima’ que realizou nesta sexta-feira, 13, plantio de mudas de plantas frutíferas e de sombreio.

 

Alunos do 2º ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Duque de Caxias – Caroline Campelo, moradores e profissionais da vizinhança ajudaram no plantio organizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

 

A praça receberá ao todo 300 mudas de espécies variadas, como ingá de metro, tamarindo, ipês roxo, ipê rosa, ipê amarelo, oiti e guapeva. Mudas de buriti também vão ajudar na proteção de veio de água que nasce na praça.

 

Muito prestativo, o pequeno Athos Emanoel Paz Lô, 9 anos, ajudou tanto no plantio como na coleta de sacos das mudas. Ao lado de uma muda de ingá de metro, ele contou que perdeu as contas de quantas plantas ajudou a plantar. “Gostei, já consigo imaginar a praça bem bonita, cheia de verde, com árvores com fruta para comer e sombra para brincar”, disse.

 

O programa ‘MudaClima’ quer ampliar as áreas verdes na cidade a fim de garantir mais zonas de microclima ameno em Palmas e preservação de nascentes.  No entanto, esta missão precisa também ser abraçada por toda sociedade. “Mais do que plantio de mudas, é preciso que a causa seja também acolhida pela sociedade civil com a colaboração no zelo e cuidado com os locais beneficiados com as mudas trazidas pelo programa”, explicou o diretor de Gestão Ambiental da FMA, Marcelo Grison.

 

Com grande parte das covas preenchidas, a satisfação de quem ajudou no plantio era evidente. “Traz muita alegria porque algo assim significa saúde, sombra e uma beleza para nosso bairro que vai agradar quem passa por aqui, especialmente, os turistas que acabam passando para ir em direção aos distritos turísticos”, disse orgulhoso o presidente da Associação de Moradores do Vale do Sol, Amadeu Rodrigues.

 

A professora Osita Nepomuceno do Nascimento também colaborou no plantio porque entende bem a importância da iniciativa. Ela ministra educação ambiental e projetos na Escola Estadual Vale do Sol e conta que já tem o hábito de ajudar a cuidar de áreas verdes perto de casa. Ela aproveitou a ocasião para levar os dois filhos Guilherme Antônio Nepomuceno, 9 anos, e  Fernanda Nepomuceno, 7, para ajudar no plantio de uma muda de ipê. “Tudo isso é muito importante para a sustentabilidade da nossa cidade, da nossa saúde e da nossa vida.”

 

 


Revisão: Iara Cruz

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES