27/01/2020 às 12h10

FMA e Ruraltins realizam plantio de cem mudas do cerrado no entorno do Córrego Sussuapara

imageAvenida Ipanema está de cara nova com mudas de áreas típicas do Cerrado

Avenida Ipanema está de cara nova com mudas de áreas típicas do Cerrado

Fotógrafo: Seisp/Divulgação

Fechar
image

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageMarcelo Grison reforça que o período chuvoso é o ideal para o plantio de chuvas

Marcelo Grison reforça que o período chuvoso é o ideal para o plantio de chuvas

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imagePlantio está sendo feito em consórcio com o Ruraltins, que forneceu insumos, equipamentos de plantio e orientações de um engenheiro florestal

Plantio está sendo feito em consórcio com o Ruraltins, que forneceu insumos, equipamentos de plantio e orientações de um engenheiro florestal

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageSementes plantadas nesta segunda-feira, 27, germinarão e se tornarão grandes áreas

Sementes plantadas nesta segunda-feira, 27, germinarão e se tornarão grandes áreas

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar

Márcio Greick

A Fundação de Meio Ambiente (FMA) juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) deu início nesta segunda-feira, 27, ao plantio de árvores nativas no entorno do Córrego Sussuapara, nas proximidades do Colégio Militar.

 

O plantio tem como intuito ajudar na recuperação da área degradada em torno do córrego Sussuapara onde estão sendo plantadas aproximadamente duas mil e quinhentas mudas de diferentes espécies e mais dez mil sementes com características do cerrado tocantinense.

 

O plantio de mudas e sementes está sendo feito em consórcio com o Ruraltins, que forneceu insumos, equipamentos de plantio e orientações de um engenheiro florestal.

 

Em uma área de quatro hectares (40 mil metros quadrados) com espaçamento de quatro por quatro, que permite a entrada de máquinas roçadeiras, está sendo feito o plantio de mudas de angico, fava de bolota, Gonçalo-Alves, com também o plantio de sementes de baru, angico, aroeira, angelim amargoso, e ipês nas cores amarelo, branco e roxo.

 

O engenheiro Florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar explica que após o plantio é necessário fazer a manutenção da área plantada.  “Após o plantio deve ser feita a manutenção da área plantada de quatro em quatro meses, coroar as mudas e fazer a roçagem nas entrelinhas de mudas para tirar o capim”, disse.

 

Ainda de acordo com Haidar, associado às mudas está sendo feito o plantio do feijão guandu que fornece nutrientes e sombreamento para as mudas. “Esse sistema terá o menor custo no futuro, a exemplo das sementes do feijão guandu que ocuparão os espaços, e impedirá que o capim venha com tanta força, além de proteger as mudas através do sombreamento e fornecer nutrientes para as partes profundas do solo”, disse.

 

De acordo com o diretor de Gestão Ambiental da FMA, Marcelo Grison, o  programa tem como objetivo plantar mais de 30 mil mudas de árvores em Palmas. “O período ideal de plantio é agora durante as chuvas. Desse modo podemos contribuir para a ampliação de áreas arborizadas na Capital, além de auxiliar diretamente na recuperação dos espaços verdes degradados por conta da ocupação urbana. 

 

A FMA reforça que, para alcançar as metas do programa e minimizar as altas temperaturas causadas por meio das alterações climáticas dos últimos anos, se faz necessário, entre outras coisas, a participação de todos os setores da sociedade para agir em conjunto, e reforçar as ações de combate a degradação e preservação ambiental no município.

 

Taquaralto

 

Na região sul da capital, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também realizou o plantio de mudas do cerrado nesta manhã, na Avenida Ipanema em Taquaralto, dentro do programa Muda Clima.

 

MudaClima

 

O 'MudaClima'  tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável', propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

 

A meta do Programa é plantar 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende  dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verde.

 

O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES