06/02/2020 às 17h35

Durante encontro de gestores, Palmas assume a coordenação nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente (CB27)

imagePresidente da FMA, Meire Carreira participou do XVIII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

Presidente da FMA, Meire Carreira participou do XVIII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras

Fotógrafo: Divulgação

Fechar
imageMeire Carreira assume coordenação nacional do CB27

Meire Carreira assume coordenação nacional do CB27

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Georgethe Pinheiro


A presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas, Meire Carreira assumiu nesta quinta-feira, 06, a coordenação nacional adjunta do Fórum de Secretários de Meio Ambiente (CB27). A eleição aconteceu durante o XVIII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que aconteceu em São Paulo (SP), entre os dias 4 e 6 de fevereiro.

 


Uma das razões para o assento de Palmas na coordenação nacional do CB27 são os compromissos assumidos e a liderança em alguns temas relevantes como a ‘Arborização Urbana’, o inovador Sistema Municipal de Infraestrutura Verde, os programas permanentes de educação ambiental, de coleta seletiva, mantidos pela FMA, em alinhamento com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e Serviços Regionais; de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

 


“Esta gestão elegeu entre suas pautas prioritárias a ampliação e estruturação das áreas verdes a implementação de uma arborização seguindo critérios técnicos contidos no nosso Plano, com destaque para o Programa ‘MudaClima’ e a regulamentação do SIsMIV (Sistema Municipal de Infraestrutura Verde) que irá colocar Palmas na vanguarda dos programas e discussões mundiais, podendo contribuir com a efetivação dos marcos para áreas protegidas e biodiversidade, que será pactuado na COP 15”, afirmou Meire Carreira.

 


Durante o CB27 foram discutidas questões comuns e localizadas pertinentes ao Meio Ambiente. Entre os principais temas constaram que o Fórum CB27 deve ser o interlocutor entre o Governo Federal e os governos locais. A intenção é antecipar a participação do Brasil na Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas de biodiversidade (COP-15), agendada para outubro, em Pequim, na China.

 


O evento contou com a representação de secretários de Meio Ambiente do Fórum CB27, gestores públicos municipais e estaduais de planejamento urbano e representantes de instituições ligadas ao meio ambiente, tanto nacionais quanto internacionais.

 


O CB27 é um fórum que reúne todos os gestores de meio ambiente das capitais do Brasil e do Distrito Federal. Durante os encontros os gestores municipais têm a oportunidade de compartilhar experiências. As atividades do CB27 iniciaram em 2012 e já somam quase 35 encontros entre regionais e nacionais.

 


Contexto

 


De acordo com informações da organização do encontro, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o período entre os anos 2011 e 2020 como a ‘Década da Biodiversidade’, e estabeleceu como prioridade a ampliação da consciência sobre as perdas da biodiversidade e a importância de preservá-la.

 

Em alinhamento com o contexto global, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB27 definiu como tema central de suas as atividades neste ano de 2020 a arborização. Antecipando-se a esta definição, ainda no final de 2019 a Prefeitura de Palmas lançou o programa ‘MudaClima’ que tem o objetivo de plantar 30 mil mudas de árvores na Capital.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES