01/12/2017 às 10h09

Oficina conduzida por endocrinopediatra esclarece dúvidas sobre baixa estatura e obesidade infantil

imageAs dicas dadas aos colegas foram no sentido de como corrigir os maus hábitos na infância

As dicas dadas aos colegas foram no sentido de como corrigir os maus hábitos na infância

Fotógrafo: Jacson Pina

Fechar
imageObesidade infantil e baixa estatura foram temas abordados na oficina

Obesidade infantil e baixa estatura foram temas abordados na oficina

Fotógrafo: Jacson Pina

Fechar

Redação Semus

De especialista para especialistas. Esse foi o tom da oficina conduzida pela endocrinopediatra, Aline Campitelli, direcionada ao grupo de pediatras da rede municipal de Saúde de Palmas. O treinamento ocorreu nessa quinta-feira, 30, na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), e faz parte das atividades do Núcleo de Práticas Baseadas em Evidências Científicas.

 

O NuPEC, como é chamado, reúne um grupo de oito especialidades médicas que desenvolvem atividades de docência, assistenciais e de formação. Tem como objetivo principal reduzir o número de encaminhamentos desnecessários para especialistas e dar mais eficiência ao sistema de saúde municipal.

 

Um dos assuntos abordados na oficina foi a baixa estatura, também conhecido como distúrbio do crescimento. Segundo Aline Campitelli, essa é a patologia que gera o maior número de encaminhamentos para a endocrinologia pediátrica. “A baixa estatura é multifatorial, com várias causas, como a familiar e a nutricional. Por isso, provoca uma grande demanda”, afirmou Campitelli.

 

Outro tema discutido na oficina foi a obesidade infantil, patologia bastante recorrente também. De acordo com a especialista, a obesidade infantil aumentou muito nos últimos cinco anos, em função dos hábitos alimentares e do sedentarismo. As dicas dadas aos colegas foram no sentido de como corrigir os maus hábitos na infância para evitar os problemas decorrentes da obesidade e a obesidade na fase adulta, além de diminuir os encaminhamentos desnecessários.    

 

O pediatra Pedro de Lourenzo atende no Centro de Saúde da Comunidade da Arno 61. Ele foi um dos participantes da oficina e conta que esse tipo de atividade contribui para o esclarecimento de dúvidas sobre a especialidade médica na qual atua. “O nosso grupo de pediatras está começando uma pesquisa sobre amamentação e suplementação com vitaminas em crianças de zero a seis meses. Esta oficina está dentro do contexto da nossa pesquisa e vai nos ajudar”, concluiu.

 

NuPEC   

 

O NuPec foi criado pela portaria da Secretaria Municipal de Saúde/ Fundação Escola de Saúde Pública Nº 8, de 23 de maio de 2016, e visa fortalecer a atenção primária em seus encaminhamentos médicos para as especialidades, buscando qualificar a equipe em fechar diagnósticos de especialidades e melhorar o tratamento das principais patologias que possam ser acompanhadas na atenção primária, proporcionando mais eficiência e melhor acesso aos usuários.

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES