22/10/2019 às 18h09

Comitê de Ética em Pesquisa da Fesp recebe consultoras da Comissão Nacional da área

imageNo encontro, os impactos, o processo de submissão dos protocolos de pesquisa, os documentos obrigatórios e o formato dos pareceres para a análise do CEPs foram abordados com os componentes da Fesp

No encontro, os impactos, o processo de submissão dos protocolos de pesquisa, os documentos obrigatórios e o formato dos pareceres para a análise do CEPs foram abordados com os componentes da Fesp

Fotógrafo: Gabriela Martins

Fechar

Redação Fesp


Consultoras do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEP) se reuniu durante toda essa terça-feira, 22, com os representantes do Comitê de Ensino e Pesquisa da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (CEP/Fesp) para apresentar as novas metodologias  do processo de análise ética das pesquisas que envolvem seres humanos no País.

 

No encontro, os impactos, o processo de submissão dos protocolos de pesquisa, os documentos obrigatórios e o formato dos pareceres para a análise do CEPs foram abordados com os componentes da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), na sede da Fundação. 

 

A consultora Ludmila Marengo explicou que os encontros com os representantes do Comitê de Ensino fazem parte de uma ação de ensino aprendizagem que visa educar e promover o reconhecimento entre os dois componentes do Sistema: os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), no intuito de melhorar o trabalho administrativo e a análise ética dos CEPs no Brasil. “Viemos para desenvolver e incrementar o projeto de qualificação do Comitê da Fesp, além de contribuir com os processos administrativos, valorizar as análises éticas dentro das instituições parceiras, tudo isso para garantir a proteção dos participantes nos projetos de pesquisa que compõem o  Sistema CEP/Conep”, pontua.

 

Ludmilla Marengo falou ainda sobre a atuação do CEP da Fesp. De acordo com a consultora, por ser um comitê novo, a estrutura é muito boa e tem realizado trabalhos éticos bastante consistenciados, com os procedimentos administrativos bem qualificados. 

 

A enfermeira Eliane Patrícia Franchi, coordenadora do Comitê da Fesp, lembra que a estruturação do CEP/Fesp iniciou em abril de 2018, quando foram realizadas várias reuniões com os membros, capacitações, adequações de funcionamento e formulação das documentações necessárias. “Embora o sistema do Conep disponha de diretrizes em relação à tramitação administrativa e análise ética dos protocolos de pesquisa, é sempre muito positivo estarmos atualizados dos trâmites do Sistema CEP/Conep para o processo de qualificação e a celeridade dos projetos de pesquisa que são submetidos ao CEP da Fesp”, observa.

 

Para a presidente da Comissão de Ética em Pesquisa da Fesp, a enfermeira e doutora Lorena Dias, que acompanhou de perto todo o processo para a efetivação do Comitê da Fundação, a atuação do CEP, tanto no trabalho administrativo quanto na análise ética dos protocolos, “tem se pautado numa avaliação mais qualificada dos projetos de pesquisa, com o objetivo principal de proteger dos participantes de pesquisa e também o pesquisador”, argumentou Lorena.    

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES