04/11/2019 às 10h29

Mostra da Fesp traz debate sobre o papel das residências em saúde para a consolidação do SUS

imagePara a abertura da 2ª Mostra está confirmada a participação do sanitarista e professor doutor Ricardo Burg Ceccim

Para a abertura da 2ª Mostra está confirmada a participação do sanitarista e professor doutor Ricardo Burg Ceccim

Fotógrafo: Igor Flávio

Fechar

Redação Fesp


Durante a 2ª ‘Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde’, que ocorrerá no dia 21 de novembro, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), em Palmas, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) idealizadora do evento, apresentará em sua programação as experiências exitosas em saúde do ano de 2019.

 

 

Para incentivar a troca de experiências, valorizando a criatividade e o esforço de cada pesquisador e trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) a Fesp e as instituições parceiras da Mostra construíram uma programação que abrirá espaço para o debate com o olhar mais próximo do cotidiano dos trabalhos desenvolvidos na rede de saúde pública de Palmas. “A Mostra é mais um exemplo do que vem sendo feito na rede de saúde da Capital em prol da saúde de nossa população. Estamos recebendo trabalhos com bastante consistência, e as experiências que serão selecionadas vão possibilitar o compartilhamento das ações que vêm sendo implementadas no SUS”, conta  a presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, reforçando que os trabalhos executados na rede de saúde  demonstram o compromisso dos pesquisadores com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com o cuidado em saúde.

 

 

Além de acompanhar de perto as apresentações das experiências que farão parte da exposição, quem participar da 2ª Mostra terá ainda a oportunidade de conhecer as iniciativas de ensino e prática aplicadas na rede, assistir palestras com profissionais especializados em saúde pública e acompanhar os debates nas mesas dirigidas sobre o Cenário das pesquisas aplicadas à rede de saúde de Palmas. Nos dias 22 e 23 de novembro, será realizado ainda o ‘I Encontro Tocantinense de Residentes em Saúde’, onde residentes em saúde de todo o Estado vão debater sobre ensino, pesquisa e trabalho em saúde.

 

 

Para a abertura da 2ª Mostra está confirmada a participação do sanitarista e professor doutor Ricardo Burg Ceccim, que ministrará a palestra com o tema ‘O papel das residências em saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde”. No evento haverá também as apresentações orais dos trabalhos, exposição em painéis, entre outras palestras.

 

 

A segunda edição da ‘Mostra da Fesp fará parte da 'Semana Nacional de Ciência e Tecnologia' (SNCT), do Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), que, em 2019, traz o tema ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), universidades e entidades públicas e privadas.

 

 

 

Perfil do Palestrante - Ricardo Burg Ceccim

 

Sanitarista (Especialista pela Escola Nacional de Saúde Pública), Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS), Doutor em Psicologia (Processos de singularização na clínica e na cultura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-doutor em Antropologia Médica (Universitat Rovira i Virgili, Espanha). Atualmente é Professor Titular na Área de Saúde Coletiva (Departamento de Assistência e Orientação Profissional, UFRGS), responsável pelo Grupo Temático de Educação em Saúde inserido nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS e de Educação e Cultura da Saúde.

 

 

Acompanhe abaixo a programação da 2ª Mostra.

 



HORÁRIO

ESPAÇO

ATIVIDADE

8h00

HALL DO AUDITÓRIO

CREDENCIAMENTO

9h00

AUDITÓRIO

SOLENIDADE DE ABERTURA

Abertura cultural/Mesa de autoridades e representantes

09h30 - 10h30

AUDITÓRIO

PAPEL DAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Ricardo Burg Ceccim – UFRGS/CNRS

10h30 - 11h30

AUDITÓRIO

CENÁRIO DAS PESQUISAS APLICADAS À REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DE PALMAS

Lorena Dias Monteiro – FESP

Ricardo Burg Ceccim – UFRGS/CNRS

13h30 - 17h00

AUDITÓRIO

APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS

17h00 - 18h00

CORREDOR

PAINEL DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES