14/11/2019 às 10h38

Participantes da Mostra e do Encontro de Residentes terão um espaço de construção compartilhada dos saberes populares

imageO local será um espaço integrador e de troca de experiências

O local será um espaço integrador e de troca de experiências

Fotógrafo: Raiza Milhomem

Fechar
imageA ideia é sensibilizar as pessoas que estão na conferência para que elas também sejam protagonistas em seu ambiente de trabalho

A ideia é sensibilizar as pessoas que estão na conferência para que elas também sejam protagonistas em seu ambiente de trabalho

Fotógrafo: Raiza Milhomem

Fechar
imageAs atividades na Tenda Paulo Freire na Mostra e no Encontro irão reafirmar a importância da educação popular para a saúde

As atividades na Tenda Paulo Freire na Mostra e no Encontro irão reafirmar a importância da educação popular para a saúde

Fotógrafo: Raiza Milhomem

Fechar

Redação Fesp

Durante as programações da II Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e do I Encontro Tocantinense de Residências em Saúde, marcados para acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro, no Ceulp/Ulbra, em Palmas, um espaço de integração e grande participação dos atores populares será disponibilizado aos participantes na Tenda Paulo Freire.

 

A ideia da Tenda é oferecer mais um ambiente de diálogo aberto, trazendo as práticas, potencialidades e trabalhos dos territórios de saúde e suas experiências para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para o educador popular e coordenador da programação do Espaço, Lucas Justino, a produção das atividades na Tenda Paulo Freire na Mostra e no Encontro reafirmam a importância da educação popular para a saúde. De acordo com Justino, ao longo da programação, práticas de cuidados serão oferecidos gratuitamente. “A Tenda Paulo Freire tem se constituído em um espaço integrador e de troca de experiências, buscando a diversidade de conhecimentos e práticas e reafirmando a importância da participação de atores populares dentro dos eventos científicos da saúde”, relata.

 

A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, conta que a ideia é sensibilizar as pessoas que estão na conferência para que elas também sejam protagonistas em seu ambiente de trabalho. “Incorporando em seus postos de saúde a educação popular e atividades culturais juntamente com o cuidado à saúde”, observa ela reforçando que o espaço proporciona a amorosidade, o diálogo, o compartilhamento do saber popular e científico.

 

O espaço abrigará três tipos de atividades, sendo eles o diálogo aberto nas rodas de conversa, atividades culturais desenvolvidas por grupos populares que foram convidadas pela organização para alegrar e integrar o ambiente e uma série de práticas populares de cuidado à saúde e ao bem estar.

 

Acompanhe abaixo a programação:

Dia 21/11


10 às 15h - Solarte Ateliê Saudável

 

9h30 – Oficina “Cuidados com a voz”com Renata Collicchio F. Costa Fonoaudióloga e Grupo de música Diversamente (CAPS II)

 

15h – Roda de conversa: “A importância das atividades físicas para a criança e o adolescente.” com atleta e empresário Gustavo Borges

 

16h30 – Prática de Yôga com Carla Verônica

 

14 às 17h - Atendimentos de Massoterapia, Ventosaterapia

 

Dia 22/11

 

9 às 12h - Solarte Ateliê Saudável

 

9h30 - Roda de conversa: “Das parteiras a violência obstétrica” com a  enfermeira obstetra, professora adjunta do curso de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do Projeto Lua de Luz, a Dra Christine Ranier Gusman.

 

9 às 12h e das 14 às 17h - Atendimentos de Auriculoterapia, Reiki, Barras de Acces, Thetaheling, Constelação Familiar, Aromoterapia e Acumpuntura

 

 

Dia 23/11

 

8h30 – Painel Temático 3/ Roda de conversa: Educação Popular em Saúde como instrumento de construção da cidadania e participação social. Coordenadores: Judite da Rocha Representante do Movimento de Atingidos por Barragens- MAB e Lucas Justino Educador Popular em Saúde e ator.

 

14h30 - Oficina de Meditação Dinâmica e dança coletiva com Marcial Asevedo - Performer com trabalhos em Imaginação ativa e dança pessoal e professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES