12/02/2020 às 15h41

Médicos Residentes em Saúde da Família trocam experiências com especialista sobre Tuberculose

image Momento foi importante etapa para formação dos médicos de Família e Comunidade

Momento foi importante etapa para formação dos médicos de Família e Comunidade

Fotógrafo: Divulgação

Fechar
imageA pneumologista Jussara Oliveira ressaltou a importância de desmistificar a doença

A pneumologista Jussara Oliveira ressaltou a importância de desmistificar a doença

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Fesp


Sabendo que o diagnóstico da Tuberculose pode ser ampliado devido à capacidade do trabalho das Equipes da Saúde da Família que dão cobertura a 100% das famílias que residem na Capital, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade, promoveu na manhã desta quarta-feira, 12, uma mesa redonda entre os médicos residentes (R2) do Programa e a pneumologista Jussara Oliveira, especialista e referência em Tuberculose no Tocantins. 

 

Para a supervisora e especialista em Medicina de Família e Comunidade da Fesp, Patrícia Póvoa, o momento foi mais uma importante etapa para formação dos médicos de Família e Comunidade que farão a assistência ao paciente com tuberculose na Atenção Básica de Palmas. ”A tuberculose é considerada uma doença negligenciada, e embora seja milenar não conseguimos erradicá- la no Brasil. É preciso conhecimento para melhor tratá-la para evitar a cadeia de transmissão. E os médicos de família são os profissionais que têm o primeiro contato com esses pacientes, capacitá- los permitirá o aumento dos diagnósticos e um seguimento de qualidade ao cidadão palmense”, relata a supervisora, acrescentando que o médico de família também faz atendimento a população carcerária, indígena, e moradores de rua, que é um público bastante vulnerável a tuberculose.

 

Durante o bate papo com os médicos residentes, a pneumologista Jussara Oliveira ressaltou a importância de desmistificar a doença, reconhecer que ela incide com mais força onde existe pobreza, grandes aglomerações de pessoas, em ambientes insalubres onde convivem crianças, adultos, idosos. “Onde a situação social e econômica é desfavorável, a tuberculose estará presente”, reforço lembrando que a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa muito antiga, também conhecida como “tísica pulmonar” e  que o contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES