28/03/2020 às 13h41

Covid-19: especialistas ofertam atendimento em Saúde Mental também de forma virtual

imageA preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, psicóloga Leny Meire Carrasco, coordena o projeto

A preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, psicóloga Leny Meire Carrasco, coordena o projeto

Fotógrafo: Divulgação Fesp

Fechar

Redação Fesp

O isolamento social é a ferramenta mais importante contra a Covid-19, previne o avanço da doença e protege contra a disseminação do vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas tanto a quarentena quanto o medo de uma enfermidade nova impactam diretamente na saúde mental das pessoas. Para ajudar a diminuir estes impactos, especialistas que atuam na saúde mental de Palmas criaram um espaço virtual e on-line para atender pacientes e trabalhadores da saúde que podem estar com a saúde mental comprometida. A proposta é oferecer um suporte integrado às pessoas que estão vivendo em situações de crise, principalmente neste momento de medo e insegurança devido à pandemia do coronavírus.

 

A preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental que também é psicóloga da área técnica em Saúde Mental de Palmas, Leny Meire Correa Molinari Carrasco, explica que o suporte será oferecido ao paciente e servidor por meio da escuta qualificada em psicoterapia breve, tendo o acolhimento realizado por uma equipe multiprofissional para avaliar cada caso. Leny lembra que este formato de atendimento se justifica em função das recomendações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), secretarias de Saúde e autoridades civis sobre a necessidade de isolamento a fim de evitar o alastramento da pandemia da Covid-19.

 

“Tanto os profissionais que atuam nestas situações quanto os pacientes vítimas da pandemia, seja de forma direta ou indireta, poderão ter sua saúde mental afetada. Os primeiros, por frustração, por se verem em situação única de impotência perante a uma enfermidade sem cura, até o momento, e que contrapõe a formação que recebem que é a de curar; bem como os pacientes por terem que conviver com a covid-19 que se revela extremamente ameaçadora, colocando em xeque o ideal de vida e cura”, argumenta a psicóloga afirmando que a equipe composta por mais de 20 profissionais especialistas em saúde mental oferecerá um atendimento de qualidade, respeitando e valorizando a diversidade humana e cultural.

 

A equipe será composta por uma psicóloga que coordena todo o grupo, de mais 20 psicólogos, psiquiatras, residentes de Saúde Mental e da categoria da psicologia dos programas de Saúde Coletiva e Saúde da Família, todos integrantes da gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais vão ofertar suporte para o servidor e ao paciente, preferencialmente aos diretamente afetados, de forma on-line em forma de acolhimento, orientação e psicoterapia, bem como a triagem com a equipe multiprofissional para traçar as etapas do atendimento.

 

A rede de saúde de Palmas conta com oito territórios de referência. Assim de um a dois residentes ficarão responsáveis por um deles para organização e manejo das ocorrências, funcionando como técnico de referência e Saúde Mental e assim, com a responsabilidade de regulação dos atendimentos, sempre com a supervisão direta da coordenadora do Projeto que é a preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

 

Como funcionará

  

Será disponibilizado um computador em uma sala exclusiva no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) para o atendimento, usando o WhatsApp Web e com atendimento via áudio. Na sede da Secretaria de Saúde de Palmas haverá uma linha telefônica onde o psicólogo irá realizar o atendimento, sendo acionado via o aplicativo WhatsApp pelo residente de Saúde Mental e técnico de referência de Território. Nesta modalidade homeoffice o psicólogo e psiquiatra usará também o aplicativo para realizar a vídeo chamada, áudio chamada ou mensagem conforme a necessidade de cada paciente.

 

 

Cada profissional ao entrar em contato com o paciente fará sua identificação dizendo o seu nome, matrícula e pedirá a autorização para realizar o acolhimento e a triagem.  Em caso do paciente não aceitar, o profissional irá sugerir que ele entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 136 ou pelo link http://ouvidoria.palmas.to.gov.br/ouvidoria/ .

 

O projeto de atendimento virtual foi elaborado pela área técnica da Saúde Mental ligada à Diretoria de Média e Alta Complexidade, em parceria com a Diretoria de Atenção Primária e a Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES