09/06/2020 às 20h29

Formação sobre Manejo Clínico da Covid-19 chega a profissionais da saúde que atuam na Atenção Primária

image Serão repassadas técnicas que possam proteger os trabalhadores, desde a paramentação à realização correta dos procedimentos de acolhimento e atendimento do paciente

Serão repassadas técnicas que possam proteger os trabalhadores, desde a paramentação à realização correta dos procedimentos de acolhimento e atendimento do paciente

Fotógrafo: Raíza Milhomem

Fechar

Redação Fesp


Esta semana, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp)  inicia com um novo grupo de profissionais da saúde, o treinamento do Manejo Clínico da Covid-19. Desta vez, serão os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem entre outros trabalhadores que atuam na Atenção Primária em Saúde na Capital que irão passar pela formação. A primeira turma começou a participar do curso na segunda-feira, 08, no Instituto Vinte de Maio, observando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre aglomeração de pessoas, distanciamento e uso de máscaras. 

 

Durante o treinamento, serão repassadas todas as técnicas que possam proteger os trabalhadores, desde a paramentação e desparamentação dos profissionais e a realização correta dos procedimentos de acolhimento e atendimento do paciente na unidade de saúde. 

 

Para a chefe de Educação Permanente em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Socorro Sarmento, o treinamento é mais uma iniciativa da Gestão Municipal para apresentar os fluxos de manejo clínico e operacional da Covid-19 com ênfase nos serviços de atenção especializada (urgência e emergência hospitalar e não hospitalar). “Aproveitamos a capacitação e apresentamos formas de prevenção de traumas psicológicos que possam interferir na saúde mental dos profissionais que atenderem aos pacientes diagnosticados com o Covid-19”, salientou. 

 

Contaminação pelo coronavírus

 

De acordo com pesquisas realizadas pelos órgãos de saúde, o novo coronavírus (Covid-19) é capaz de persistir vivo por até nove dias em superfícies de metal, vidro ou plástico, tais como maçanetas, corrimãos, saboneteiras, torneiras, interruptores de luz, bancadas, entre outros, a não ser que seja, minuciosamente, eliminado por um protocolo de limpeza preciso e específico.

 

A inativação do vírus pode ser alcançada após um minuto com uso de desinfetantes como etanol (álcool) a 70% ou hipoclorito de sódio (principal componente da água sanitária). Recomenda-se uso de álcool a 70% para desinfecção de equipamentos de uso comum (como termômetro, estetoscópio) ou pequenas áreas e de hipoclorito de sódio a 0,5% para desinfecção de superfícies.

 

A organização do curso disponibilizará também locais para lavagem das mãos, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.

 

 





Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES