23/09/2019 às 15h24

Livro sobre resíduos sólidos e logística reversa é lançado por servidores da Prefeitura de Palmas

image'O que faço do meu lixo' foi lançado dia 19 de setembro

'O que faço do meu lixo' foi lançado dia 19 de setembro

Fotógrafo: Arquivo pessoal/João Marques

Fechar
imageAutores e leitores durante lançamento do livro

Autores e leitores durante lançamento do livro

Fotógrafo: Arquivo pessoal/João Marques

Fechar
imageAutores autografam exemplares

Autores autografam exemplares

Fotógrafo: Arquivo pessoal/João Marques

Fechar

Redação


Foi lançado na última quinta-feira, 19, o livro 'O que faço com meu lixo? Resíduos sólidos - da geração à destinação final', escrito por dois servidores municipais, João Marques e Adelúzio Azevedo. O lançamento aconteceu no encerramento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

 

O engenheiro civil, lixólogo e responsável técnico pelo Aterro Sanitário de Palmas, João Marques, falou sobre o lançamento e a aceitação da obra pelos profissionais que atuam na área. “Foi de fundamental importância termos escrito esta obra e pudemos comprovar isso por meio da manifestação das pessoas de todo o Brasil que estiveram no evento e buscaram adquirir uma unidade, inclusive nos pedindo para autografar seus livros. Colegas que atuam em aterros sanitários de diversos estados como Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, além de estudantes e pesquisadores, mestres e doutores que usarão nossa obra em seus estudos. Isto nos dá a dimensão da importância deste livro”, destacou.

 

Ainda de acordo com Marques, no lançamento a dupla foi procurada e cumprimentada por profissionais das engenharias “do Brasil e de outros países como a presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Lídia Santiago, e engenheiros peruanos, estadunidenses, paraguaios e outros”.

 

Já o servidor Adeluzio Azevedo, que é economista, especialista em Limpeza Urbana, ressalta que o livro é resultado de um curso ministrado no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) e aborda principalmente a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e falou também da aceitação da obra. “Superou as nossas expectativas, a procura foi muito grande. E, para aqueles que se interessarem, é possível adquirir pela internet em e-book e no formato tradicional no site da Amazon por cerca de R$ 60,00”.

 

O livro 'O que faço com meu lixo?' foi elaborado a partir do curso de 'Impacto Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos', ministrado por Marques em 2017, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), enquanto instrutor da Escola de Governo de Palmas (EGP). A publicação, que tem como mote a educação, conta com 320 páginas e oito capítulos. Entre os temas abordados estão: história da limpeza e curiosidades sobre nomenclaturas, limpeza pública com base na legislação vigente, reciclagem, lógica reversa, compostagem e suas experiências profissionais no Aterro Sanitário de Palmas.

 

Os autores 

 

Marques é engenheiro civil, lixólogo e responsável técnico pelo Aterro Sanitário de Palmas, pós-graduado em Saneamento Ambiental, mestre e doutor em Educação. Ele conta que a ideia de escrever o livro surgiu quando preparava a apostila para ser trabalhada em sala de aula com os servidores-alunos do curso, e se deparou com a escassez de material didático que trata sobre o assunto.

 

 

Adeluzio Azevedo é economista, especialista em limpeza pública, gestor de Resíduos Sólidos e mestrando em Engenharia Ambiental. No Município, já atuou como diretor de Limpeza Urbana e, atualmente, é responsável pelas atividades operacionais do Aterro Sanitário de Palmas e o gerenciamento da logística reversa de pneus inservíveis da Capital.

 

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES