13/05/2020 às 12h04

Asfalto e drenagem à vista: serviços topográficos e drenagem são iniciados nas Arnes e quadras industriais

imageNa ASR-SE 25, também conhecida por 212 Sul, as tubulações para macrodrenagem de ruas já estão sendo instaladas

Na ASR-SE 25, também conhecida por 212 Sul, as tubulações para macrodrenagem de ruas já estão sendo instaladas

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageNo canteiro na ASR-SE 25, trabalhadores da construção civil com máscaras para prevenção da Covid-19

No canteiro na ASR-SE 25, trabalhadores da construção civil com máscaras para prevenção da Covid-19

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imageNa Arne 64, máquina compacta solo após instalação de trecho da tubulação de rede de drenagem

Na Arne 64, máquina compacta solo após instalação de trecho da tubulação de rede de drenagem

Fotógrafo: Divulgação Seisp

Fechar
imageNa Arne 64, também conhecida por 508 Norte, galerias de drenagem estão em obras

Na Arne 64, também conhecida por 508 Norte, galerias de drenagem estão em obras

Fotógrafo: Divulgação Seisp

Fechar

Juliana Matos

O barulho e a poeira típicos da movimentação de máquinas pesadas já mostram aos moradores da Arne 64 (508 Norte) que as obras anunciadas (lote 01) para a quadra estão saindo do papel. Lá, já foi iniciada a instalação da rede de drenagem, com abertura de valas e instalação de tubulações para captação e escoamento de águas pluviais.

 

Enquanto isso, trabalhos topográficos começaram a ser feitos na Quadra Arne 54 (408 Norte - lote 02). O trabalho de topografia consiste na aferição e conferência das medidas de largura e nível das ruas, das calçadas e das futuras galerias pluviais que serão abertas na quadra. O topógrafo Alcides Cerqueira explica que a topografia é uma etapa muito importante para a obra, que requer tempo e que se estenderá até o final do cronograma de obras.

 

Estas duas quadras na região Norte de Palmas e avenidas adjacentes (NS-08, NS-10, LO-14, LO-16) e alamedas internas da Quadra Arne 63 (506 Norte) serão beneficiadas pela primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, que trará a áreas residenciais e comerciais de Palmas terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária. O programa recebe financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

O empresário Jesus Martins conta que observou do seu comércio os funcionários da empresa realizando a medição na quadra. “Agora finalmente estamos com uma expectativa boa, vi o pessoal trabalhando, já fiquei ansioso de pensar no asfalto logo aqui”, disse o empresário, que trabalha na quadra há dez anos.

 

Quadras industriais

 

Ainda no Plano Diretor, o programa tem mais obras também em andamento. Nesta quarta-feira, 13, na Quadra ASR-SE 25 (212 Sul), os trabalhos já se concentram na rede de drenagem na Rua SR-11. Na Quadra ASR-SE 85 (812 Sul), estão em andamento trabalhos topográficos e a instalação de barracão de obras.

 

Lembrando que esta etapa também trará melhorias de infraestrutura para outras localidades da área industrial de Palmas, que incluem também a Quadra ASR-NE 25 (212 Norte); a Av. NS-10 entre Avenida JK e o lançamento no Córrego Brejo Comprido para atender as Quadras ASR-SE 15 (112 Sul) e ASR-SE 25 (212 Sul) (lote 02).

 

Taquari

 

Na região Sul, como já divulgado, o Jardim Taquari também está com obras a todo vapor, referentes aos lotes 03 e 04 do pacote de obras. Lá, segue na etapa de levantamento topográfico e abertura de galerias pluviais (drenagem).

 

Todas essas obras recebem investimento da ordem de R$ 108.909.739,14, oriundos de financiamento internacional obtido no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) através do Programa de Requalificação Urbana Palmas para o Futuro. Confira o detalhamento de lotes e investimentos clicando aqui.


Prevenção à Covid-19

 

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), todas construtoras e seus funcionários estão trabalhando seguindo planos de prevenção à Covid-19 que garantem acesso a materiais de proteção, pias para higienização de mãos e distanciamento entre os trabalhadores e outras medidas requeridas pelo Decreto Municipal nº 1.880/2020. Desta forma, as obras foram mantidas para garantir a celeridade prevista nos projetos de obra. A previsão é de que as obras dos lotes 01, 02 e 03 sejam concluídas em até 15 meses e do lote 04 em até 24 meses.

 

A prefeita Cinthia Ribeiro explica que o compromisso da Prefeitura de Palmas com a execução dessas obras está mantido. “Mesmo diante de um momento que exige muito esforço da população e da administração pública, nosso empenho é para que, com segurança, nossos compromissos sejam mantidos sem atraso, especialmente, com obras como estas que trarão grande valorização e desenvolvimento para tantos dos nossos cidadãos, sejam eles pioneiros, comerciantes e palmenses natos que crescem e amadurecem com Palmas. Continuaremos nos empenhando com transparência e todo cuidado que nossa cidade merece", afirmou Cinthia.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES