31/10/2019 às 17h25

Servidores recebem qualificação na área de elaboração e execução do orçamento público

imageServidores recebem qualificação na área de elaboração e execução do orçamento público

Servidores recebem qualificação na área de elaboração e execução do orçamento público

Fotógrafo: Gabriela Martins

Fechar

Redação IVM


Em busca de conhecimentos relativos aos instrumentos de elaboração do orçamento e execução orçamentária, de acordo com a legislação vigente, servidores municipais estão se qualificando para uma melhor atuação na área, por meio do curso de 'Orçamento público – da elaboração à execução'. A qualificação, com carga horária de 40 horas, começou no último dia 21 de outubro e segue até esta quinta-feira, 31, no IVM.

 


O técnico agrícola Marcos Debortoli, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, é um dos alunos do curso. Para ele, a qualificação é de muita importância “para poder integrar a questão do objetivo que é buscado e a metodologia que é aplicada, para poder formular o processo de trabalho utilizado na Secretaria de Desenvolvimento Rural”, disse, destacando o padrão de metodologia como aprendizado necessário para um alinhamento corretivo.

 


O engenheiro civil Jhooney Ramalho Gomes, que é agente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal de Saúde, nunca antes havia trabalhado diretamente com orçamento, por isso considera o assunto desafiador, mas necessário. “Não era habituado a trabalhar com orçamento público. Atuava com obras e tudo já vinha pronto para execução”, comenta, acrescentando que conheceu os manuais dos governos Federal e Estadual, e que, agora, irá utilizá-los no seu dia a dia, de forma a facilitar o trabalho.



Conteúdo


Dentre os assuntos trabalhados no conteúdo do curso estão: introdução ao estudo do Orçamento Público: conceitos, tipos e funções do orçamento; técnicas e princípios orçamentários; tipos de orçamento; receita e despesa orçamentária; noções de instrumentos de planejamento e orçamento; ciclo orçamentário; acompanhamento fiscal e orçamentário; processo de elaboração da Lei Orçamentária (LOA); etapas de elaboração do Projeto da LOA (PLOA); alterações orçamentárias e noções de execução orçamentária e financeira.

 


O curso está sendo ministrado pela instrutora Sônia Maria dos Santos Silva, que é graduada em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças, MBA em Gestão Pública e Coaching Integral Sistêmico. Sônia também é servidora da Prefeitura de Palmas e professora nos cursos de Ciências Contábeis (Faculdade Católica do Tocantins) e de Gestão Pública e Médio Integrado em Agronegócio (Instituto Federal do Tocantins – IFTO).





 

 Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES