14/08/2017 às 18h49

Observatório Social debate ações para elaboração do PPA

imageEntidade participou da Sala 5 - Gestão Pública Participativa e Governança Municipal

Entidade participou da Sala 5 - Gestão Pública Participativa e Governança Municipal

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar
imagePresidente do Observatório Social de Palmas, Claudia de Sousa ao lado do coordenador administrativo e de comunicação da entidade, Felipe Alves toma nota em audiência do PPA

Presidente do Observatório Social de Palmas, Claudia de Sousa ao lado do coordenador administrativo e de comunicação da entidade, Felipe Alves toma nota em audiência do PPA

Fotógrafo: Aline Batista

Fechar

Fernanda Mendonça

A participação direta do cidadão nas questões que envolvem a cidade na qual mora pode ser desenvolvida das mais diversas formas, um dos instrumentos é a participação da elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP), em andamento durante todo o mês de agosto por meio de reuniões realizadas na Capital.

 

 

A presidente do Observatório Social de Palmas, Claudia Regina de Sousa e o coordenador administrativo e de comunicação da entidade, Felipe Alves, estiveram presentes na reunião no último sábado, 14, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na ACSU- NO 40, e acompanham de perto as discussões na sala que debateu Gestão Pública Participativa e Governança Municipal. “Nós achamos muito válida a iniciativa por parte da Prefeitura. É oportuna a participação do cidadão e gostaríamos que mais pessoas da sociedade participassem desses momentos”, explicou Alves.

 

 

O Observatório Social é uma Organização Não Governamental que possibilita o exercício da cidadania. Deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

 

 

O coordenador administrativo, Felipe Alves destacou ainda que o cidadão precisa entender que ele também faz parte do ‘público’ e que deve partir dele também o zelo e o cuidado pela coisa pública. “As pessoas precisam participar mais e fiscalizar o que acontece na cidade. É isso que nós do Observatório Social de Palmas queremos, seja por meio de palestras, eventos sociais, monitorando as ações do Executivo e do Legislativo”, destacou.

 

 

O corregedor-geral da Secretaria de Transparência e Controle Interno e responsável pelo planejamento de controle da pasta, Fred Fonseca Ferreira, explicou que a participação do Observatório Social foi muito proveitosa, inclusive com sugestões que também foram propostas pela Secretaria, dentre elas a Unidade de Ensino Transparente – módulo que deverá ser inserido no Portal da Transparência voltado especificamente para a Educação; o Palmas Participa – aplicativo para celular e tablets que colherá informações e demandas sugeridas pela sociedade; e a criação de núcleos especializados da Controladoria, Ouvidoria e Corregedoria.

 

 

Conforme a presidente do Observatório Social, a ideia é o cidadão saiba discutir políticas públicas. “Precisamos que as pessoas aprendam a fazer o uso da Lei de Acesso a Informação, que compreenda a Lei de Responsabilidade Fiscal, que tenha o hábito de visitar o Portal da Transparência do seu município e exerça como um todo o seu dever como cidadão”, propõe.

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES