21/08/2017 às 10h15

Terceira audiência para elaboração do PPA 2018-2021 debate demandas da região Sul

imageSuperintendente de Obras da Infraestrutura, Rafael Marcolino, aponta principais objetivos e metas da secretaria

Superintendente de Obras da Infraestrutura, Rafael Marcolino, aponta principais objetivos e metas da secretaria

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar
imageMoradores lotam sala para debater Saúde

Moradores lotam sala para debater Saúde

Fotógrafo: Júnior Suzuki

Fechar

Márcio Greick

Os moradores do setor Bertaville e de regiões vizinhas compareceram neste sábado, 19, para a terceira audiência do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP) de Palmas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, setor Bertaville. Infraestrutura, saúde e desenvolvimento sustentável foram temas que mais atraíram os participantes. 

 

Na área de infraestrutura, a população apontou demandas sobre iluminação pública, orçamento e planejamento, limpeza urbana, além de implantação e manutenção paisagística de praças, parques, jardins e canteiros.

 

O presidente da Associação de Moradores do setor Bertaville, Cezar Cruz, apresentou demandas como sinalização nas vias do setor e recapeamento. Dentre as propostas aprovadas pelos moradores estão conclusão das quadras Arso 112 e Arso 121, pavimentação e qualificação de vias, além da regularização e asfalto do setor Irmã Dulce.

 

Morador do setor Taquari, o senhor José Brito elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Muito bom poder vir participar e ainda poder dar sugestões em vários assuntos, relacionados ao meu setor”, disse.

 

Outra contribuição foi a do empresário Jales Nunes Ribeiro, que apresentou demandas como regularização do Lago Norte, ampliação das atividades de licenciamento e fiscalização de estabelecimento de lava-jato. “É uma oportunidade de apresentarmos os problemas e buscarmos as soluções de uma forma democrática. Por isso, a participação de todos é fundamental”, declarou Ribeiro.

 

Já na sala voltada para o planejamento de desenvolvimento urbano e sustentável, foram aprovadas metas como a construção de equipamentos públicos voltados para o idoso e construção de um parque para idosos no Jardim Taquari.

 

Para o Secretario de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, Ricardo Ayres, o PPA é um instrumento que viabiliza concretizar a vontade popular. “O futuro do município depende principalmente da forma como os recursos são  aplicados e das demandas  apresentadas pela  população para o uso correto desses recursos”, frisou.

 

Saúde

 

Outra sala bastante concorrida foi a que tratava de políticas sociais na área da saúde. Mediada pelo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Alessandro Farias Pantoja, a sala coletou propostas como manter em 100% até 2021 a cobertura populacional da equipe da Saúde da Família; aumentar a cobertura vacinal em crianças de dois anos para 85% até 2021; ampliação de quatro Centro de Saúde da Comunidade (Aureny III, Arno 71, Arne 64, Santa Bárbara), até 2019; e a cobertura de 91% para 100% de saúde bucal até 2021.

 

“Essas metas e ações devem constar por ordem de prioridades nas referidas peças orçamentárias”, disse Pantoja, enfatizando ainda que a limitação dos recursos orçamentários exige a necessidade de que sejam escolhidas as demandas mais urgentes.

 

Os participantes debateram e elegeram ainda como demandas importantes a ampliação dos serviços com implantação da terceira equipe de Saúde da Família no setor Bertaville, o remanejamento de profissionais para a região, incluindo o São João, além da ampliação de sala na Centro de Saúde da Comunidade do setor Bela Vista e a ampliação do atendimento no Centro de Saúde da Comunidade do setor Morada do Sol.

 

Também foi discutida a implantação do Instituto de Medicina Tropical, cujo objetivo seria o tratamento de doenças como leishmaniose, malária e hanseníase.

 

Agenda

 

A próxima audiência será no dia 26 de agosto, na Escola de Tempo Integral (ETI) Crispim Pereira de Alencar, Rua 07, esquina com a 1ª Avenida, Lt. 07, no distrito de Taquaruçu. Além das audiências, a Prefeitura criou o participa.palmas.to.gov.br como outro canal de comunicação com a comunidade. Para participar, basta acessar o site e preencher o questionário disponível, até o próximo dia 27 de agosto.

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES