02/10/2018 às 11h52

Dívidas de tributos municipais: audiências de conciliação terminam nesta quarta-feira, 03

imageProcuradora do Município, Fernanda Nogueira destacou a oportunidade para o contribuinte pagar suas dívidas no formato de parcelamento

Procuradora do Município, Fernanda Nogueira destacou a oportunidade para o contribuinte pagar suas dívidas no formato de parcelamento

Fotógrafo: Eduardo Lago

Fechar

Georgethe Pinheiro

Encerram nesta quarta-feira, 03, as audiências de conciliação realizadas em conjunto com a Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e Poder Judiciário Estadual. A medida visa oportunizar que 409 contribuintes palmenses limpem seu nome, com a negociação de dívidas já em cobrança pela Justiça. As dívidas se referem a taxas e tributos municipais, como IPTU, ISS, ITBI, multas de posturas dentre outras.

 

“Com a negociação desses débitos, além de sair da inadimplência, o contribuinte consegue retirar seu nome de protesto, obter certidão do município com efeito de negativo, evitar o prosseguimento da execução fiscal e possíveis penhoras e leilão dos bens dos executados”, informa o procurador municipal Hitallo Panato.

 

De acordo com Panato, dos 409 contribuintes agendados para negociação, entre 60% e 70% compareceram. As dívidas podem ser divididas em parcelas mínimas de R$ 130,00, sendo que pessoas físicas podem negociar em até 24 vezes e pessoas jurídicas até 48 vezes. “Como foi por agendamento, todas as pessoas que compareceram foram atendidas”, destaca Hitallo Panato.

 

Segundo informações da procuradora Geral do Municipal, Fernanda Nogueira, as audiências não são para negociar descontos das dívidas, nem acordos de dação em pagamento que é quando o contribuinte pode pagar sua dívida com outro bem. “Estamos oferecendo oportunidade para que contribuintes inadimplentes possam negociar e pagar suas dívidas no formato de parcelamento”, explica Fernanda Nogueira.   

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, avalia que com essas negociações o cidadão palmense consegue mais que limpar seu nome, ele recebe de volta a condição de cidadania. “A renegociação é mais que uma oportunidade para quitar débitos pendentes com um município, mas também o restabelecimento de condições para que o contribuinte, que seja prestador de serviços, por exemplo, possa fornecer para o poder público, já que ficará em condição de adimplência”, conclui.

 

  

(Edição e postagem: Iara Cruz)

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES