11/06/2019 às 17h35

Idosos do CSC da Arse 41 recebem palestra ‘Combate à violência contra a pessoa idosa’ nesta quarta, 12

image Atualmente, as pessoas acima de 60 anos participam de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, que abordam vários temas, como direitos humanos, memória, envelhecimento ativo e saudável

Atualmente, as pessoas acima de 60 anos participam de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, que abordam vários temas, como direitos humanos, memória, envelhecimento ativo e saudável

Fotógrafo: Cleia Gomes/Arquivo Semus

Fechar

Redação Semus


Com o objetivo de prevenir a violação de direitos, atender e proteger a pessoa idosa é que a área técnica de saúde do idoso da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) promove uma série de ações durante o mês de junho. Entre elas está a palestra sobre o ‘Combate à violência contra a pessoa idosa’, que acontece nesta quarta-feira, 12, no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, às 8h. As ações marcam o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado no próximo sábado, 15.

 


A palestra será proferida pelo médico de saúde da família e comunidade, Múcio Guilherme de Oliveira. A expectativa é que mais de 70 idosos do Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arse 41 compareçam ao evento. “Para que a pessoa idosa tenha qualidade de vida, vários fatores são importantes. Além do envelhecimento saudável, essa pessoa precisa viver em condições de dignidade e ter seus direitos respeitados. Infelizmente é dentro de casa que a maior parte dos idosos vivenciam a violência, por isso, eles precisam conhecer seus direitos e saber a quem denunciar”, explica o médico.

 


Atualmente, as pessoas acima de 60 anos participam de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, que abordam vários temas, como direitos humanos, memória, envelhecimento ativo e saudável que são ofertados pelos CSCs. As atividades têm o objetivo de promover a autonomia, o protagonismo e a convivência social.

 


Tipos de violência

 

Há vários tipos de violência contra a pessoa idosa. Entre elas, está principalmente a violência doméstica, que acontece por meio de empurrões, beliscões, tapas e agressões, causando, muitas vezes, ferimentos e lesões letais; o abandono e negligência, e a violência psicológica, quando existe o impedimento de liberdade de locomoção e de convívio social.  Há ainda a violência financeira, causada por disputas pela posse dos bens ou fraudes em relação às pensões, aposentadorias e outros bens. 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES