03/10/2019 às 09h55

Outubro Rosa: Saúde alerta para os cuidados e prevenção aos cânceres de mama e do colo de útero

imageO câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira

O câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira

Fotógrafo: Igor Flávio

Fechar

Redação Semus

Outubro Rosa é o nome dado à campanha social para lembrar que Outubro é o mês de prevenção aos cânceres de mama e do colo de útero, tipos que mais acometem o público feminino no País. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa o 1º lugar e o do colo do útero o 3º lugar em número de casos novos em mulheres do Brasil. No Tocantins foram notificados 230 casos de câncer do colo do útero e 180 casos de câncer de mama em 2018. Os dados mais recentes do DATASUS mostram que em Palmas houve 18 óbitos por câncer de mama e oito por colo do útero em 2017.

 

Segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira, também pode acometer os homens, porém é menos de 1% do total de casos da doença. “Em cerca de 90% dos casos, a doença se manifesta com um nódulo, fixo e geralmente indolor. Outros sinais e sintomas são a pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja, alterações e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, entre outros. Daí a importância do autoexame porque o diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e tem maior probabilidade de cura”, ressalta a enfermeira e coordenadora de Linhas de Cuidado da Semus, Isabela Eulálio.

 

O momento ideal para o autoexame é aquele em que as mulheres se sentem confortáveis, como por exemplo, no banho, troca de roupa ou em outras situações do cotidiano. “Não existe uma técnica específica, mas mulher deve valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mama, e de imediato, procurar o Centro de Saúde da Comunidade que tem profissionais aptos a examinar essa mulher, solicitar exames específicos para então fechar o diagnóstico e dar os encaminhamentos necessários. Se tratado no início tem mais chances de cura”, reforça Isabela.

 

Preventivo

 

O câncer de colo do útero é terceiro que mais acomete mulheres no Brasil. A doença é causada pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual com ou sem penetração.

 

A infecção pelo HPV é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes, no entanto, pode ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações que são detectadas no exame Papanicolau, popularmente chamado de preventivo que pode ser realizado em todos os Centros de Saúde da Capital.

 

“É muito importante ressaltar que o câncer do colo do útero é silencioso inicialmente e sinais e sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença. Daí a importância de procurar uma unidade de saúde para fazer esse exame preventivo todos os anos”, reitera.

 

 

Como forma de prevenção, o Ministério da Saúde disponibiliza, desde 2014, a vacina tetravalente contra o HPV no calendário vacinal para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina protege contra os tipos 6 e 11 que causam verrugas genitais e 16 e 18 que são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

 

Em 2018, foram realizados na rede municipal de Saúde da Capital, 11.301 exames preventivos do colo do útero e 2.309 mamografias, ambos na população alvo, sendo o preventivo em mulheres de 25 a 64 anos de idade e a mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES