08/10/2019 às 11h32

Outubro Rosa: centros de Saúde da Comunidade realizam atendimentos às mulheres voltados à promoção da saúde

imageCentros de Saúde da Comunidade de Norte a Sul da Capital estão com programação especial para as mulheres

Centros de Saúde da Comunidade de Norte a Sul da Capital estão com programação especial para as mulheres

Fotógrafo: Raíza Milhomem

Fechar

Redação Semus

No mês de prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero, Outubro Rosa, os Centros de Saúde da Comunidade da Capital (CSC) realizam programações especiais para o público feminino com exames preventivos, testes rápidos para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, palestras, entre outros.

 

Nesta quinta-feira, 10, o CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV) realiza atendimento noturno, a partir das 18 horas, para as mulheres da área de abrangência da unidade. Haverá palestras, coleta de exame preventivo de câncer de colo uterino (PCCU) e testes rápidos. “A oferta desses exames faz parte da rotina do Centro de Saúde, mas para intensificar neste mês que é voltado à prevenção, vamos abrir a noite para atender as mulheres que devido à correria do dia a dia não conseguem vir à unidade durante o dia”, ressalta a coordenadora Edisônia Tavares.

 

Também nesta quinta, 10, das 17 às 21 horas, o CSC José Lúcio, no setor Lago Sul, abre as portas para realizar exames preventivos, testes rápidos e palestras com foco na promoção à saúde das mulheres. Ainda na região Sul da Capital, na sexta-feira, 11, manhã e tarde, o CSC Liberdade oferta exames preventivos.

 

No sábado, 12, o CSC Jardim Taquari realiza o Dia D do Outubro Rosa com atendimento odontológico, exames preventivos, testes rápidos e palestras. Já no CSC Jardim Aureny II, os exames preventivos são ofertados todas às quartas pela manhã e todas as quintas à tarde.

 

Região Norte

 

Na região Norte, o CSC das Arno 61 tem orientação sobre câncer de mama na sala de espera, coleta de preventivo, testes rápidos e solicitação de mamografia, sempre às terças, quintas e sextas pela manhã, e na quarta de manhã e à tarde. Os atendimentos são voltados para as mulheres residentes nas quadras de abrangência da unidade (Arnos 61, 72 e 73, e ACSU NO 50 e 60 e ACSU NE 50).

 

Fique atento

 

O câncer de colo do útero é o terceiro que mais acomete mulheres no Brasil. A doença é causada pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual com ou sem penetração. A infecção pelo HPV é muito frequente e pode ocorrer alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são detectadas no exame preventivo.

 

Já o câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira. É importante que a mulher realize o autoexame e ao observar qualquer nódulo procure o Centro de Saúde para avaliação e solicitação de exames específicos se necessário.




Edição e postagem: Iara Cruz

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES