08/11/2019 às 10h13

Novembro Azul reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

imageNovembro Azul: a importância de se cuidar

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Semus

O câncer de próstata se apresenta de forma silenciosa. Não apresenta sintomas e quando sim, os mesmos são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

“Daí a importância do homem ir ao médico regularmente, fazer os exames necessários para que haja o diagnóstico precoce que possibilita maior chance de cura com o tratamento adequado”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, que cita a campanha Novembro Azul como ideal para o homem colocar a sua saúde em dia.

 

A detecção é feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Os exames indicados são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), sendo que a indicação da realização dos exames será baseada nos sinais e sintomas do paciente. “O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como a dificuldade de urinar, a diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina. Muitas vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico”, reitera Marta.

 

De acordo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2018 foram estimados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. No Tocantins foram esperados 420 casos desse câncer para 2018. Os dados mais recentes do DataSUS mostram que em Palmas houve 14 óbitos por câncer de próstata em 2017.

 

Fatores

 

Segundo o Inca, alguns fatores como a idade aumentam o risco desse câncer, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos; pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos; excesso de gordura corporal; exposição a aminas aromáticas (comuns nas indústrias químicas, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

 

Centros de Saúde da Comunidade

 

Em Palmas, dentro da campanha Novembro Azul que tem por objetivo conscientizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o câncer de próstata, os Centros de Saúde da Comunidade começam a partir da próxima semana a realizar ações de promoção à saúde do homem.

 

Na segunda-feira, 11, o CSC da Arse 82 (806 Sul) terá atendimento noturno, a partir das 18 horas, com consulta médica, auriculoterapia e ventosaterapia com fisioterapeuta, atendimento odontológico, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A unidade também realiza programação na quinta, 14, somente pela manhã a partir das 8 horas, com consulta médica, atendimento odontológico, orientação nutricional, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para ISTs.

 

Também na segunda, 11, o CSC Mariazinha (Buritirana) realiza, nos períodos da manhã e tarde, ações educativas voltadas à saúde do homem e solicitação de exames.

 

Já o CSC Walter Morato (Taquaruçu) realiza ações na terça, 12, nos períodos da manhã e tarde, com teste rápido para ISTs, solicitação de exames laboratoriais e atendimento odontológico.

 

No dia 13, o CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza o Dia com atendimentos pela manha e tarde. Os profissionais farão solicitações de exames, testagem rápida, palestras sobre higiene íntima masculina, câncer de próstata e câncer de boca.

 

O CSC Loaine Moreno (Arse 24 / 210 Sul) também realiza o Dia D na quarta, 13, com abordagens na sala de espera sobre cânceres de próstata e de pênis, pressão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, além de consulta médica com solicitação de exames, testes rápido, distribuição de métodos contraceptivos e material informativo.

 

No CSC Santa Bárbara, também na quarta, 13, o atendimento voltado ao público masculino será no período da tarde e à noite,  com consultas, palestras sobre violência doméstica, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, solicitação de exames, testes rápidos e sorteio de brindes.

 

No CSC da Arno 71 (603 Norte), a programação será na quarta, 13, com atendimento multiprofissional voltado à saúde do homem e testes rápidos e ação educativa.

 

Já no CSC Bela Vista tem consulta médica e solicitação de exames voltados para o público masculino no dias 14, quinta-feira.


Encerrando a semana, o CSC Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) fará atendimento noturno, a partir das 19 horas, com ações de educação em saúde através de roda de conversa e palestra, consulta médica, consulta com enfermeiro, atendimento odontológico, solicitação de exames e teste rápido.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES