26/03/2020 às 17h28

Secretaria de Saúde faz alerta à população para manter os cuidados contra a Dengue no período de confinamento social

imageOs cuidados com os quintais são importantes

Os cuidados com os quintais são importantes

Fotógrafo: Raíza Milhomem

Fechar

Wédila Jácome


Quando o mundo busca enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz uma alerta a população para manter os cuidados de prevenção contra um outro vírus já bem conhecido dos brasileiros que é a dengue, doença transmitidas pelo mosquito Aedes aegpypti, transmissor também da zika e chikungunya. No ano passado em Palmas, até o mês de março, foram confirmados 3.613 casos de dengue e este ano foram confirmados 103 casos.

 

A dengue, assim como o novo Coronavírus, pode levar a morte. Então, nesse período epidêmico, em que as chuvas favorecem a propagação da doença, o alerta da Semus é que a população aproveite esse momento de isolamento social, quando a maior parte da população está em casa devido às medidas para conter a propagação da Covid-19, para eliminar em suas casas e quintais os criadouros onde possam ser encontrados focos do mosquito.

 

É importante lembrar que o mosquito coloca seus ovos em água limpa, e não necessariamente potável. Por isso, é importante descartar em locais apropriados pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo, lavar a vasilha de água do animal de estimação regularmente, manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas, colocar areia nos pratos de vasilhas de plantas, limpar calhas, fechar ralos pouco usados, fazer limpeza de piscinas. Além de fazer uso de repelentes industrializados, uma vez que os repelentes caseiros têm grau de repelência baixo contra o mosquito.

 

A Semus adverte que os sintomas de ambas as doenças podem ser parecidos no começo, como: febre alta, dor de cabeça, dor muscular, mal estar geral.  Os pacientes devem procurar o atendimento médico nos casos de piora dos sintomas, principalmente se apresentar sangramento, vômitos persistentes, dor abdominal intensa, letargia ou irritabilidade.

 

A coordenadora das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Nabia Souza, explica que no ano passado houve, no início do período epidémico, uma capacitação a todos os profissionais da rede pública municipal quanto à notificação e manejo clínico dos suspeitos de dengue. “Além disso, a Secretaria mantém na rotina assessoria técnica direta e indireta nos serviços de saúde”. Ela lembra aos profissionais de saúde que Palmas ainda está no período epidêmico da dengue, e embora toda a força esteja voltado para ao controle do Coronavírus, o manejo dos pacientes com sintomas de dengue não podem ser negligenciados.

 

Sobre as ações e prevenções

 

Acerca das ações de prevenção e combate ao Aedes, a Semus esclarece que, em razão das recomendações para restrição de circulação de pessoas, as visitas domiciliares de rotina realizadas pelos Agentes de Controle de Endemia foram suspensas nesta semana, sendo mantidas as visitas a pontos estratégicos - locais mais favoráveis à proliferação do vetor, tais como ferro velho, pontos de reciclagem, borracharia - e mantida equipe extra para atendimento de denúncias ou pedidos urgentes de visita feitos pelo telefone (63) 3212-7917 ou através da Ouvidoria Municipal (0800 642-7200 e (63) 99221-8269).

 

A Semus informa ainda que aguarda orientação do Ministério da Saúde acerca das operações de campo (visitas domiciliares com o intuito de detectar possíveis criadouros do vetor Aedes), bem como os levantamentos entomológicos, tendo em vista a situação de emergência em saúde pública para conter a Covid-19.

 

 

 

Edição: Lorena Karlla 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES