31/05/2020 às 16h53

Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas registra 20 novos resultados positivos e 294 pessoas encontram-se em recuperação da doença

imageA taxa de ocupação dos leitos públicos e privados de Palmas é de 38,8%

A taxa de ocupação dos leitos públicos e privados de Palmas é de 38,8%

Fotógrafo: Arte-divulgação

Fechar

Redação Semus


Na última rotina de exames realizada nos laboratórios de Palmas foram diagnosticados 20 novos casos de Covid-19, totalizando agora 294 pessoas que se recuperam da infecção, em isolamento domiciliar ou nos hospitais. Desde o início da pandemia no Município, 299 casos confirmados se recuperaram da doença e sete pessoas foram a óbito. A Capital possui agora um total de 600 casos confirmados de Covid-19.

 

Nesta edição do Boletim, os dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) totalizam 5.620 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de Covid-19, entre os quais 2.579 foram descartados. Os dados foram atualizados pelo COE neste domingo, 31, às 12 horas. 

 

Na última rodada de testes (sábado), o Laboratório Central de Estado (Lacen) realizou 77 exames, descartando 59 casos e confirmando 18 resultados. Já nos laboratórios particulares, foram feitos 16 exames, 14 negativos e dois positivos. O Laboratório Municipal de Palmas não fez testes neste final de semana e retomará suas atividades a partir de segunda-feira. O total de exames realizados no Lacen e na rede privada foi de 93.

 

Ocupação de leitos

 

A taxa de ocupação dos leitos públicos e privados de Palmas é de 38,8%. Segundo os dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS), a Capital possui 20 leitos clínicos exclusivos para casos de Covid-19 na rede pública, dos quais 15 (75%) estão disponíveis e cinco (25%) estão ocupados. Na rede privada são 27 leitos clínicos no total, estando 17 (63%) disponíveis e 10 (37%) ocupados. 

 

A rede pública dispõe de 20 leitos de UTI para pacientes com a infecção pelo novo coronavírus, dos quais 14 (70%) estão livres e seis (30%) encontram-se ocupados. Já os hospitais privados, somam 31 leitos de UTI para Covid-19, desses, 14 (45,2%) estão disponíveis e 17 (54,8%) estão ocupados.  

 

Fontes de transmissão

 

 A Vigilância Epidemiológica de Palmas registra que, dos 20 novos casos confirmados, um pode ter se contaminado em viagens para outro estado, cinco por meio de transmissão comunitária, cinco por contato com casos confirmados da Capital, dois em viagens para o interior do Tocantins e sete casos estão em investigação epidemiológica.

 

Com relação ao total de 600 casos confirmados no Município, a Vigilância Epidemiológica demonstra que 237 (39,5%) pessoas podem ter se contaminado após contato com casos confirmados em Palmas, 252 (42%) se contaminaram por meio de transmissão comunitária, 59 (9,8%) em viagem para outros estados, 29 (4,8%) em viagem ou contato com caso confirmado em outro município do Tocantins, 16 (2,7%) estão em investigação epidemiológica e sete foram infectados em viagem ao exterior (1,2%).

 

Estado de saúde

 

Das 20 pessoas diagnosticadas com Covid-19 na última rotina de exames, 18 encontram-se em isolamento domiciliar e duas estão hospitalizadas. Em relação ao total de 600 pacientes infectadas pelo vírus, 299 (49,8%) estão recuperadas, 280 (46,7%) cumprem isolamento domiciliar e 14 (2,3%) estão internadas. Segundo os dados, 124 pacientes ativos têm alguma comorbidade ou risco para agravamento da doença.

 

A respeito do número internações, o Boletim aponta que há 14 pessoas hospitalizadas na Capital com Covid-19 nas redes pública e privada, sendo que nove pacientes encontram-se estáveis e cinco em estado grave. Outros três pacientes residentes de Palmas também estão internados com suspeita de Covid-19 na Capital. A Vigilância Epidemiológica informa também que existem 19 pacientes de outras localidades internados em Palmas com a doença, sendo que  17 estão  estado grave e dois encontram-se estáveis.

 

Realidade nacional

 

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até às 19h10 horas de sábado, 30, somaram 498.440 casos confirmados de Covid-19 no Brasil. O aumento do dia é de 33.274 novos casos. Quanto aos óbitos, o país registrou 28.834 casos, sendo que o aumento do dia foi de 956 óbitos, o que aponta a letalidade de 5,8% dos casos confirmados.



 Acesse o Boletim


A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site PlantãoCoronavírus de Palmas.

 

 

Dia Mundial sem Tabaco

 

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo é considerado uma das principais causas de doenças evitáveis em todo o mundo e também é tido como um risco a mais para as pessoas que se contaminam com o novo coronavírus. Para os fumantes é uma excelente oportunidade para refletir e buscar formas de se livrar do hábito de da dependência química. 

 

Saiba mais 



Enfrentamento à Covid-19: Prefeitura mantém atendimentos ao público preferencialmente por e-mail ou telefone




Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES