01/06/2020 às 18h45

Campanha de Vacinação contra Influenza é prorrogada até 30 de junho

imageA vacinação  segue com os  grupos prioritários: idosos, gestantes, profissionais da saúde, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, crianças de 0 a 5 anos, portadores de deficiência e adultos de 55 a 59 anos

A vacinação segue com os grupos prioritários: idosos, gestantes, profissionais da saúde, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, crianças de 0 a 5 anos, portadores de deficiência e adultos de 55 a 59 anos

Fotógrafo: Raíza Milhomem

Fechar

Redação Semus


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que iniciou no dia 23 de março, será prorrogada até o dia 30 de junho em todo Brasil. A campanha teve três fases, sendo que a terceira fase (dividida em duas etapas) e iria até o dia 6 de junho. Porém, o baixo índice de vacinação de alguns grupos prioritários motivou a prorrogação da Campanha em âmbito nacional.


A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que das 75.410 pessoas previstas pelo Ministério da Saúde para serem vacinadas contra a Influenza na Capital, apenas 57.722 receberam a imunização. Desta forma, o Município ainda não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Já no grupo dos idosos, a pasta imunizou 16.286 pessoas, atingindo 153,96% da meta.


Em todo País, de 77,7 milhões de pessoas que fazem parte dos públicos prioritários, apenas 63,53% receberam a vacina. O Ministério da Saúde espera, com a prorrogação, alcançar mais 28,3 milhões de pessoas.


De acordo com a gerente da Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, a vacinação nos próximos dias segue com os mesmos grupos prioritários. Idosos, gestantes, profissionais da saúde, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, crianças de 0 a 5 anos, portadores de deficiência e adultos de 55 a 59 anos.


A gerente destaca que a campanha é realizada nacionalmente com o objetivo de imunizar o público-alvo contra a gripe através da vacina, que protege contra os três tipos de influenza mais comuns no Brasil, sendo eles H1N1, H3N2 e Influenza B.


Para vacinar basta que a pessoa apresente o cartão de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identificação em um dos 32 pontos de vacinas distribuídas em todo Município. Já se for portador de alguma comorbidade, essa pessoa deve levar o documento comprovando. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30.


A Semus informa que ainda faltam alguns grupos para atingir meta do ministério, são eles: portadoras de comorbidades, gestantes, puérperas e crianças. “Muitas pessoas não saem de casa por medo de ir até o Centro de Saúde da Comunidade (CSC), porque elas pensam que ir até uma unidade de saúde pode ser problema. Mas a orientação é procurar se imunizar, até mesmo porque nesses locais têm as medidas de higienização, as quais são reforçadas pelos profissionais de saúde. Também lembramos que as pessoas devem procurar as unidades usando máscara”, acrescenta.


A gerente reforça que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. “E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde, já bastante demandados por conta da pandemia”.

 

Balanço Parcial Palmas

 

*Idosos acima de 60 anos - 16.286 vacinados (153,96%)

* Portadores de Comorbidade - 10.348 vacinados (79,19%)

* Crianças 6 meses a 2 anos - 3462 vacinados (47,54%)

* Crianças 2 a 4 anos - 5074 vacinados (40.45%)

* Crianças de 5 anos - 1471 vacinados (36,07%)

* Gestantes - 1835 vacinadas (50,4%)

* Puérperas - 226 vacinadas (37,73%)

* Trabalhadores da saúde - 9.665 vacinados (104,33%)

* Policiais e membros das forças armadas - 2656 vacinados

* Professores - 1.976 vacinados

* Privados de liberdade - 871 vacinados

* Trabalhadores do sistema prisional - 499 vacinados

* Caminhoneiros - 497 vacinados

* Profissionais do transporte coletivo - 483 vacinados

* Pessoas com deficiência - 227 vacinados

* Pessoas de 55 a 59 anos - 2049 vacinados

 

 

 








Edição: Lorena Karlla

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES