25/06/2020 às 15h17

Prefeitura cria o Coronômetro: nova ferramenta para acompanhar a evolução da Covid-19 em Palmas

imageCoronômetro representa visualmente e por meio de cores a situação atual da pandemia na Capital

Coronômetro representa visualmente e por meio de cores a situação atual da pandemia na Capital

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Semus

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) conta agora com o Coronômetro, ferramenta construída com o objetivo de acompanhar a evolução do cenário epidemiológico e a capacidade instalada na área da Saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). O medidor está disponível no site coronavirus.palmas.to.gov.br

 

O novo método representa visualmente e por meio de cores cada fase da pandemia em Palmas, tomando por base indicadores como a taxa diária de novos casos, taxa de ocupação dos leitos de UTI e clínicos, médica de propagação do vírus e a taxa de recuperação dos casos.

 

A cor vermelha significa alerta máximo, laranja é alerta, amarelo simboliza controle ampliado, o azul é controle moderado e o verde quer dizer que a situação está controlada (normal). Um medidor aponta para a fase atual que Palmas se encontra, sendo que neste momento está na cor azul.  

 

O objetivo do mecanismo, além de nortear as intervenções necessárias, é informar a população e auxiliar a gestão municipal na tomada de decisão. O Coronômetro não é a única ferramenta disponibilizada e utilizada para avaliação da doença, mas representa uma forma a mais para analisar o panorama da pandemia.

 

Para o cálculo dos dados que alimentarão o Coronômetro foi elaborado um método de avaliação em que os indicadores foram distribuídos em dois eixos principais: Capacidade Instalada e Cenário Epidemiológico.

 

Eixo 1- Capacidade Instalada

 

Possui dois indicadores, que são: taxa diária de casos confirmados ou suspeitos para Covid-19 internados em leitos de UTI e em leitos clínicos.

 

Nesse primeiro eixo, após calculado o indicador, o resultado é posicionado de acordo com o percentual que compreende cada fase, sendo representado por uma cor. Em seguida é calculada a nota que é dada pela multiplicação do peso do indicador pela nota da fase correspondente.

 

Eixo 2 – Cenário Epidemiológico

 

Possui dois indicadores: a média de reprodução do vírus (potencial de propagação) dos últimos sete dias e a média da taxa de recuperação dos casos, também dos últimos sete dias.

 

Da mesma forma que o Eixo 1, calcula-se o indicador e o resultado é posicionado conforme o percentual de cada fase, sendo representado por uma cor. Posteriormente é calculada a nota que é resultado da multiplicação do peso do indicador pela nota da fase correspondente.

 

A nota final se dará pela soma das notas correspondentes em cada eixo e será posicionada na fase correspondente do Coronômetro.

 

A fonte utilizada para cálculo dos indicadores será o Boletim Epidemiológico de Palmas, emitido diariamente, para promover o alinhamento e padronização dos dados e informações publicadas sobre o novo coronavírus em Palmas.

 

Para o secretário Municipal da Saúde, Daniel Borini, essa nova ferramenta do site sobre o coronavírus é mais uma forma de manter a população informada e ciente sobre os números da doença em Palmas. “Estamos trabalhando 24 horas para combater o novo coronavírus na cidade e um das mais eficientes armas que usamos é a informação sobre a real situação da doença”, finaliza.


Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES