13/01/2009 às 10h27

SEMUS intensifica campanha de combate à dengue em Palmas

None

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) intensifica as ações da Campanha Permanente de Prevenção e de Combate a Dengue, retomando o uso do carro fumacê, a partir desta terça-feira, 13, às 17 horas, na Capital.

 

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Cláudio Gilberto Garcia, a utilização do fumacê é baseada no número de notificações de casos suspeitos ou confirmados de dengue e no Índice de Infestação Predial – (IIP). "O fumacê é um instrumento que elimina o mosquito Aedes aegypti especificamente na fase adulta, por isso, ele percorrerá, inicialmente, as quadras prioritárias da cidade, onde a infestação estiver acima do que é tolerável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%" - esclarece o diretor, informando que fazem parte do roteiro quadras como 102 (Norte e Sul), 108 (Norte e Sul), 104 (Norte e Sul), 110 (Norte e Sul), 404 Norte, 704 Sul e 904 Sul.

 

Fumacê

 

Vão trabalhar de forma simultânea, nas regiões Sul e Norte de Palmas, dois veículos adaptados com equipamento especial, para borrifação de solução, composta por inseticida diluído em óleo vegetal, que lançado através de um canhão, a um metro e meio da calçada, com inclinação suficiente para atingir as residências acima dos muros. "Para melhor penetração desta solução é necessário que os moradores abram portões, portas e janelas, de modo a permitir a entrada da solução", orienta Cláudio Gilberto Garcia, enfatizando que as micro-partículas de inseticidas ficam suspensas no ar, durante cerca de duas horas, atingindo e eliminando os mosquitos. O carro fumacê desenvolve velocidade média de 10 km por hora e vai percorrer as quadras nos horários das 5h às 9h e de 16h às 20h.

 

Garcia salienta ainda que, como o fumacê é um agente de interrupção de transmissão vetorial, ou seja, de eliminação do mosquito adulto, que estiver do lado de fora das casas, é necessário também que a comunidade continue eliminando qualquer quantidade de água parada, verificando diariamente seus quintais, calhas, caixas d"água, plantas, entre outros possíveis criadouros e acondicionando o lixo devidamente. "As larvas do Aedes aegypti levam em média uma semana para se transformar num voador, por isso, o fumacê vai retornar às quadras borrifadas, após uma semana, para garantir melhor a eficácia do produto" – concluiu o diretor.

 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES