15/07/2011 às 13h34

Atividades educativas orientam palmenses e turistas sobre prevenção de doenças nas férias

Juliana Matos

Nas férias de julho se inicia o período de maior consumo de bebidas alcoólicas e é o período em que são comuns os casos de desidratação, diarréia e outras doenças transmissíveis entre os freqüentadores das praias. Por isso, a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) desenvolve ações de prevenção a doenças com maior prevalência na temporada de praia através da campanha “Cuide-se! Sua saúde não tira férias”.

 

Nesta sexta-feira, 15, equipes da Semus farão intervenção simultaneamente na estação de ônibus Apinajé, no centro da Capital, e no Terminal Rodoviário, a partir das 17h30. Locais de grande circulação de pessoas para oferecer orientações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), hepatites virais, diarréia, malária e doenças transmissíveis pela água ou por alimentos contaminados.

 

“Nosso objetivo é orientar os freqüentadores de praias e acampamentos próximos a rios que adotem hábitos seguros, para evitar que suas férias sejam prejudicadas pela falta de cuidados simples como o uso de repelente, ingestão de líquidos e o preservativo” - explica Maria do Socorro Sarmento, coordenadora de doenças transmissíveis da Semus.

 

Em busca dos turistas

Materiais educativos foram entregues, através da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), para a distribuição em todos os pontos de venda de produtos para pesca e acampamento de Palmas. Sindicatos de taxistas e barraqueiros também são parceiros da campanha. “Eles lidam diretamente com os turistas e estão nos ajudando na propagação de orientações de promoção à saúde e distribuição de insumos de prevenção às DST's” - reforça Maria do Socorro.

 

Durante todo o mês de julho, diversas ações de intervenção continuarão sendo realizadas nas praias, feiras, rodoviária, aeroporto e outros pontos estratégicos da Capital, com a distribuição de kits educativos com preservativos, camisetas, brindes e materiais educativos.

 

Recomendações

- Reaplique o filtro solar a cada duas horas;

- Beba bastante água e sucos naturais.

- Dê preferência ao consumo de frutas ao invés de alimentos industrializados;

- Evite entrar em matas, lagos e rios logo ao amanhecer ou entardecer, pois o mosquito transmissor da malária busca alimentar-se nesses horários;

- Em acampamentos, durma com mosquiteiros ou lençóis.

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES