11/06/2019 às 09h38

Sedes e Comdipi lançam a campanha Junho Violeta de enfrentamento à violência contra a pessoa Idosa

imageCampanha é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho

Campanha é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Redação Sedes

A campanha Junho Violeta contra a violência praticada à pessoa idosa e pela dignidade e respeito para com o idoso está sendo lançada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi). A campanha Junho Violeta é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

 

O Comdipi é um órgão deliberativo, vinculado à Sedes que tem como fundamentos a fiscalização das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, residente na Capital. Dentre as ações realizadas pelo Conselho do Idoso está a conscientização por meio de atividades integradas conjuntamente com toda a rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas. “Esse trabalho integrado é fundamental para a redução dos casos de violência que infelizmente, na maioria dos casos, ocorre no âmbito familiar”, esclarece a presidente do Conselho, Simone Fontenelle. De acordo com ela, 15 casos de violência contra o idoso foram registrados no primeiro semestre deste ano.

 

Nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) são realizados diversos atendimentos e acompanhamentos voltados para as pessoas idosas e seus familiares, cujo foco é a prevenção. Outros benefícios ainda são ofertados através do Cadastro Único e que fortalece as condições de vida desse grupo. Dessa forma, a campanha Junho Violeta também reforça as ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferta serviços de encaminhamento e acompanhamento da pessoa idosa que teve seus direitos violados.

 

Cuidar do idoso é uma das principais políticas públicas da Sedes e a temática em torno do envelhecimento ativo e saudável é cuidadosamente trabalhada com atividades lúdicas, de lazer, esportivas, entretenimento através do Parque Municipal da Pessoa Idosa de Palmas Francisco Xavier de Oliveira e contribuem para a prevenção de doenças e de situações de violência.

  

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, “essa campanha vem ao encontro de diversos serviços ofertados pela Sedes e voltados à proteção do idoso, bem como a promoção da qualidade de vida desse público que merece, cada vez mais, o nosso cuidado, carinho e respeito”, ressalta.

 

A data de 15 de junho foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas - ONU e pela rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

 

Em Palmas, denúncias de maus tratos ou violência contra a pessoa idosa poderão ser feitas por meio do número (63) 9 9237-5215, no Comdipi, por e-mail: comdipipalmas@gmail.com ou ainda por meio do Disque Denúncia 100.

 

 

Revisão e postagem: Iara Cruz

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES