14/02/2020 às 17h57

Capacitação sobre drogas e intervenção no contexto escolar é ofertada aos conselheiros tutelares de Palmas

imageConselheiros tutelares de Palmas e técnicos estão participando de uma capacitação

Conselheiros tutelares de Palmas e técnicos estão participando de uma capacitação

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Eliene Campelo

Conselheiros tutelares de Palmas e técnicos que atuam com crianças e adolescentes na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) estão participando de uma capacitação com o tema: “A intervenção breve e a entrevista motivacional como instrumentos de prevenção ao uso abusivo de drogas e a importância de sua utilização no contexto escolar”. A ação é promovida pelo Centro Regional de Referência Sobre Drogas, vinculado a Universidade Federal do Tocantins (UFT).


A capacitação acontece na sala de reuniões da Sedes em duas etapas, tendo sido realizada com a primeira turma nos dias 10 e 11 de fevereiro com encerramento previsto para acontecer no dia 27/02. E, com a segunda turma de servidores, nos dias 13 e 14 deste mês com finalização prevista para o dia 28 de fevereiro.

 

O curso é ministrado pela mestra em Sociologia Cristiane Roque de Almeida e pela mestra em Psiquiatria com ênfase em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas, Magda Maria Rodrigues Ferreira Valadares. Ao todo são 40h de capacitação, divididas em módulos teóricos e um módulo prático.


“Decidimos em conjunto com as professoras fazer o curso em duas etapas. Para que o atendimento nas unidades não fosse prejudicado dividimos os conselheiros e servidores em duas turmas. É sem dúvidas, um tema muito pertinente e importante de se tratar, pois o acesso ao álcool, cigarros e outras drogas pode vir a prejudicar de forma grave a vida de crianças e adolescentes. A prevenção deve ser sempre a nossa primeira estratégia”, explica o superintendente de Políticas e Controle Social, Claudiney Leite.


“Essa capacitação é parte das ações desenvolvidas pelo Centro Regional de Referência Sobre Drogas que atua em todo o Estado do Tocantins, com financiamento via edital do Ministério da Justiça, onde fazemos uma formação sobre drogas, onde capacitamos estas pessoas para entender o fenômeno social do uso de substâncias de uma forma bastante ampliada, com foco no ambiente escolar e toda a rede que atua na proteção das crianças e adolescentes”, explicou a professora mestra Cristiane Roque de Almeida.


A professora destacou ainda que o curso é intersetorial e conta com a participação de todos os órgãos que atuam dentro da rede de atenção ao usuário nos municípios. “Iniciamos esta metodologia em 2015 e desde então levamos a capacitação para dezenas de municípios tocantinenses” contou.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES