12/03/2020 às 21h08

Mulheres atendidas no Cras Aureny III participam de palestra sobre o dia 08 de Março

imageAção contou com cerca de 30 pessoas

Ação contou com cerca de 30 pessoas

Fotógrafo: Divulgação

Fechar
imagepsicóloga Fernanda Brito do Centro de Referência da Mulher  Flor de Liz, falou sobre  a violência contra as mulheres e como proceder em casos de violência domestica

psicóloga Fernanda Brito do Centro de Referência da Mulher Flor de Liz, falou sobre a violência contra as mulheres e como proceder em casos de violência domestica

Fotógrafo: Divulgação

Fechar

Márcio Greick




Cerca de 30 mulheres que são atendidas pelo Cras  Aureny III participaram na manhã desta quinta-feira,12,  da palestra: Desconstruindo a Ideia do dia 08 de Março. A palestra faz parte da Campanha: Eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher, que é planejada anualmente pelo Cras. Na oportunidade, foram abordados temas sobre os direitos já conquistados pelas mulheres, a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha, a pouca participação da mulher na política, dentre outros.

De acordo com a palestrante, Janaína Costa, que é militante do Coletivo Feminista Ajunta Preta e do Movimento Negro Unificado, o dia 08 de Março, não é apenas uma data para se lembrar uma tragédia. “Na verdade a data significa muito mais a luta de direitos, a historia de décadas de engajamento político de muitas mulheres que sofreram na pele a exploração que é motivada pela diferença entre os sexos”, disse.

A dona de casa, Rosalina dos Santos Brandão, há três anos sofreu violência doméstica em um casamento abusivo. Ela procurou ajuda no Cras e teve acompanhamento de um psicólogo. Casada novamente, ela vive uma vida digna e incentiva todas as mulheres que são vítimas a denunciar os casos de violência. “Graças a Deus hoje estou bem, quando venho aqui saio mais leve e com mais conhecimento. Quem passa por isso tem que erguer a cabeça, denunciar e procurar ajuda”, acrescentando que o atual marido é muito bom para ela e para os filhos.

Para a secretaria executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Simone Sandri, as mulheres devem ser protagonistas da sua própria historia. “Nós precisamos lutar por mais conquistas e direitos no mercado de trabalho para que cada mulher tenha mais cidadania, direitos iguais, fazendo valer de fato a democracia”, disse.

A estudante, Sandra da Silva Carneiro, disse que conhece algumas mulheres que sofrem violência domestica. “Agora posso ajudar, pois não sabia que poderia denunciar”, finalizou.

Em seguida a psicóloga Fernanda Brito do Centro de Referência da Mulher  Flor de Liz, falou sobre  a violência contra as mulheres e como proceder em casos de violência domestica. "Qualquer mulher que sofre violência pode buscar atendimento no Centro Flor de Lis, temos uuipe psicossocial, que irá atender e orientar como acessar a rede de atendimento à mulher em situação de violência".

Flor de Lis

O município conta com o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis está localizado na Avenida Palmas Brasil, na Arse 71, onde as mulheres vítimas de violência são acolhidas e recebem orientação jurídica, atendimento psicológico e social. 
 
Após o atendimento, essas mulheres são encaminhadas para a Delegacia da Mulher e, se necessário, para uma casa abrigo  onde ficam hospedadas, de forma sigilosa e segura.
 
No Centro Flor de Lis a mulher recebe atendimento por demanda espontânea ou por encaminhamento de algum parceiro da rede de proteção à mulher como a Defensoria Pública, por exemplo. Os atendimentos são realizados por técnicos especializados, assistentes sociais, psicólogos e outros, podendo ser feitos individualmente ou em grupo.
 
Telefones Úteis
 
Centro de Atendimento da Mulher - Flor de Lis  (63) 3212-7246
Delegacia Esp. De Defesa da Mulher Infância e Juventude - (63) 3218-1885
Delegacia da Mulher - (63) 3218-6878

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES