18/05/2020 às 15h33

Ministério da Cidadania suspende atualizações no CadÚnico dos beneficiários do Bolsa Família enquanto forem pagos o auxílio emergencial

imageA medida foi tomada considerando a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família

A medida foi tomada considerando a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família

Fotógrafo: web

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Deni Rocha


O Ministério da Cidadania publicou a Portaria nº 387, no Diário da União, suspendendo os benefícios do Bolsa Família em nível municipal, bem como as alterações cadastrais das famílias beneficiárias para gestão da folha de pagamento do Programa Bolsa Família enquanto forem pagos o auxílio emergencial.

 

De acordo com a portaria, a medida foi tomada considerando a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se à infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

 

No entanto, segundo a gerente do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família, Terezinha Milhan, foi publicada anteriormente a portaria 368, de 29 de abril de 2020, que autoriza a coleta dos dados para inclusão e atualização cadastral por telefone ou por meio eletrônico, no âmbito do Cadastro Único, enquanto durar a situação de emergência ou o estado de calamidade pública. “Para os beneficiários do CadÚnico que não recebem Bolsa Família os atendimentos para atualização cadastral podem ser feitos por telefone”, disse, lembrando que também está proibida a aplicação de "ações de administração de benefícios", como o bloqueio ou suspensão do pagamento.

 

A portaria aponta ainda que na hipótese de entrevista para coleta dos dados por telefone ou outro meio eletrônico, a responsabilidade pela veracidade das informações coletadas é do Responsável Familiar (RF), que deverá ser alertado pelo entrevistador, no início da entrevista, acerca da possibilidade de responsabilização em caso de omissão ou de prestação de informações falsas.

 

Contatos

 

Para mais informações, segue a relação dos contatos da Gerência do Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa, bem como de todas as unidades do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas:

 

Gerência

 

Telefones 3212-7020, 3212-7021, 3212-7028  Whastapp 9253-0091

 

Cras

 

Cras Morada do Sol

3212-7092

3212 -7032

99252-4629

 

Cras Santa Bárbara

3212-7096

3212-7027

3212-7026

99251-6384

 

Cras Taquaruçu

3212-7091

3212-7031

99251-9787

 

Cras Aureny III

3212-7095

3212-7097

99217-3038

3212-7025

 

Cras 1.304 Sul 

3212-7093

3212-7033

3212-7023

99238-4773

 

Cras Taquari

3212-7094

99217-6844

99232-0912

3212-7024

 

Cras 407 Norte

3212-7090

3212-7030

99215-6750

3212-7050




 Edição: Lorena Karlla 

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