13/07/2009 às 11h27

Inscrições abertas para cursos de reaproveitamento de alimentos

None

Donas de casa palmenses estão aprendendo a fazer refeições nutritivas e a baixo custo. Elas participaram dos cursos de educação alimentar do Cozinha Brasil, através dos quais aprenderam a evitar desperdícios, aproveitando totalmente cada fruta e verdura e, desta forma, oferecendo às suas famílias uma alimentação mais saudável. Durante este mês de julho, as aulas acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da 407 Norte e as inscrições podem ser feitas no local, a partir das 12 horas.

 

De fevereiro a junho deste ano, cerca de 900 pessoas já participaram dos cursos. A funcionária pública e dona de casa Maria Isa Pereira, que participou do curso no Cras do Jardim Aureny III, relata que, além de aprender a evitar desperdícios, a fazer uma boa alimentação e a economizar, percebeu a possibilidade de um ganho extra. "Com as receitas que aprendi, usando cascas de banana, por exemplo, poderei aceitar encomendas de bolo para festinhas", diz ela.

 

Os cursos são realizados a partir da parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego e o Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas acontecem nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e são destinadas tanto às donas de casa e comunidade em geral, quanto aos profissionais como agentes de saúde, líderes comunitários, pessoas que atuam em ONGs, ou seja, pessoas que irão repassar as informações em outras ações sociais.

 

Todos os participantes, ao fim do curso, recebem certificado e um livro de receitas com todas as orientações sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

 

Empreendedorismo

Para o prefeito Raul Filho, a iniciativa traz resultados positivos que permitem um incremento na renda de muitas famílias. "Palmas está vocacionada a qualificar as pessoas, a promover oportunidades. Por exemplo, as alunas podem se organizar em associações, empreender e iniciar o próprio negócio", ressalta.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), deputado Eduardo Machado, reforça que são parcerias desta natureza que fomentam o desenvolvimento da Capital.

 

Principais pratos ensinados nos cursos:

Bolo de casca de banana;

Brigadeiro de mandioca;

Suco da Horta;

Torta salgada;

Mandioqueijo (pão de queijo com massa de mandioca),

Petit four (bolachas de soja)

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES