19/06/2019 às 18h17

Na véspera do feriado de Corpus Christi, Sesmu chama a atenção para o perigo de associar direção e álcool

imageAtuação dos agentes é frequente para fiscalizar o trânsito

Atuação dos agentes é frequente para fiscalizar o trânsito

Fotógrafo: Lucas Estevão

Fechar

Redação Sesmu


Na véspera do feriado de Corpus Christi, visando à redução dos índices de acidentes e a preservação de vidas, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta para o perigo de combinar álcool e direção que, segundo dados do Projeto Vida no Trânsito (PVT), é responsável por 25% dos acidentes fatais de trânsito na Capital.

 


Ainda de acordo com o PVT, mesmo quando não há feriado durante a semana, o índice de acidentes provocados pela combinação perigosa de álcool e direção já apresentam significativo aumento nos dias que antecedem o final de semana, sendo estes 11% na quinta e 31% na sexta.


 

A superintendente de Trânsito e Transporte de Palmas, Valéria de Oliveira, destaca que a irresponsabilidade de alguns coloca em risco a vida dos demais. “Durante o feriado, a fiscalização será reforçada a fim de inibir ação de motoristas imprudentes e também de aplicar as penalidades previstas em lei aos que insistirem em descumpri-la”, afirma.

 


A Sesmu reforça que o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool, cujo resultado do teste do bafômetro for superior à 0,34 dg/L por ar expelido, colocando em risco a própria vida e das outras pessoas nas vias,  está cometendo crime de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

Penalidades

 

 

Para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob o efeito de álcool, além de infração gravíssima, é crime de trânsito, podendo gerar a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apreensão do veículo e multa de R$ 2.934,70, além de prisão em regime semiaberto ou mesmo fechado para o condutor.

 

 

 


Edição e postagem: Lorena Karlla 

outras notícias

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES