19/07/2019 às 15h54

Fim de semana de muito sol na capital palmense

imageDeu praia: clima favorece ao lazer na água

Deu praia: clima favorece ao lazer na água

Fotógrafo: Regiane Rocha

Fechar
imageCrianças aproveitam férias nas praias da Capital

Crianças aproveitam férias nas praias da Capital

Fotógrafo: Edu Fortes

Fechar


A previsão para o fim de semana para quem vem vai aproveitar as praias e os parques da Capital é de muito sol. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil de Palmas que tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

 

 

Para esta sexta-feira, 19, a previsão é de dia ensolarado sem previsão de chuvas. A máxima prevista é de 36°C e a mínima prevista é de 23°C. No sábado, 20, o clima previsto é de sol com algumas nuvens, a temperatura máxima prevista é de 34ºC e a mínima de 22ºC.

 

 

Já no domingo, 21, dia para continuar aproveitando as praias e os parques, o tempo promete ser predominantemente de sol. A temperatura máxima prevista é 35ºC e a mínima de 23ºC. À noite terão poucas nuvens. O alerta para todo o fim de semana é com relação aos índices de raios ultravioleta (UV) que se manterão altíssimos.

 

 

Baixa umidade do ar

 

 

Por causa do ar seco e com a baixa umidade do ar em todo o fim de semana, o Palmense deve ficar alerta. Na tarde desta sexta-feira, 19, a umidade do ar deve ficar em torno dos 27%. No sábado, 20, ela tende a ficar ainda mais baixa, na casa dos 25%. No domingo, 21, a umidade deve ficar próxima dos 28%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para saúde humana é que a umidade do ar esteja acima dos 60%.

 

 

A especialista em Saúde da Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Gecilda Ramalho, lembra que devido às mudanças climáticas as vias aéreas são uma das partes do corpo que mais sofrem com as variações do clima. “A recomendação principal é ingerir bastante água, o que ajuda a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz”, orienta. Quando o tempo estiver muito seco, a médica sugere a utilização dos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Um detalhe deve ser levado em consideração no uso do umidificador: é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. “A bacia de água ou a toalha úmida no quarto também ajudam a umidificar o ambiente”, ressalta.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES