06/08/2019 às 11h41

Capital amanhece debaixo de fortes rajadas de vento com poeira

imageVentania também derruba árvores no centro comercial de Palmas

Ventania também derruba árvores no centro comercial de Palmas

Fotógrafo: Isaac Pacheco

Fechar
imageRajadas de vento retorcem outdoor no centro da Capital

Rajadas de vento retorcem outdoor no centro da Capital

Fotógrafo: Isaac Pacheco

Fechar
imagePoeira cobre centro da Capital na manhã desta terça-feira , 06

Poeira cobre centro da Capital na manhã desta terça-feira , 06

Fotógrafo: Divulgação Sesmu

Fechar
imageVentania arranca fachada de loja na Capital

Ventania arranca fachada de loja na Capital

Fotógrafo: Isaac Pacheco

Fechar
imageÁrvore caída na T0-050 com a Avenida L0-19 interdita parcialmente trânsito no local

Árvore caída na T0-050 com a Avenida L0-19 interdita parcialmente trânsito no local

Fotógrafo: Divulgação Sesmu

Fechar

Márcio Greick

Os moradores de Palmas foram surpreendidos na manhã desta terça-feira, 06, com as fortes rajadas de ventos que atingiram vários pontos da Capital. De acordo com a Superintendência da Defesa Civil de Palmas, a maior velocidade do vento registrada hoje foi de 43,92 km/h, com rajadas de vento chegando a 78,84 km/h, dificultando o trânsito e a visibilidade dos motoristas.

 

Na Rodovia T0-050 com a Avenida L0-19, sentido Norte/Sul, uma árvore caiu interditando parcialmente a pista, próximo ao posto Petrolíder. No local, três agentes da equipe da Fiscalização de Trânsito realizaram o controle do tráfego  e  o trânsito foi desviado para Marginal Oeste.

 

Enquanto isso, no cruzamento da Avenida Teotônio Segurado com a Avenida L0-03, o vento derrubou o semáforo e a equipe de Fiscalização de Trânsito fez  o controle da via. No centro comercial de Palmas, um outdoor ficou retorcido pelas rajadas de vento, e em outro ponto da Capital, um outdoor caiu sobre uma edificação. Já na Avenida JK, a  fachada de uma loja foi arrancada pela ventania.

 

Cuidados redobrados

 

Na Capital, nos meses de julho e agosto, é comum a ocorrência de ventos fortes, causando prejuízos materiais para moradores e problemas no trânsito. Com isso, os condutores e pedestres devem  redobrar os cuidados  no trânsito nessa época.

 

De acordo com a superintendente de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Valéria Oliveira, o impacto das rajadas de vento não é diretamente sobre os veículos, mas afeta diretamente na segurança viária. “Deve-se transitar em velocidade apropriada, pois caso ocorra alguma eventualidade o condutor terá tempo para antecipar suas reações”, disse.

 

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta os condutores e dá algumas dicas de como agir no trânsito em casos de rajadas de vento e poeira:

 

- Com as fortes ventanias os condutores devem transitar em velocidade apropriada da via, a exemplo dos motociclistas e ciclistas que ficam vulneráveis  a objetos  que podem ser arremessados, tais  como sacolas plásticas, papelão ou outro objeto que possam atingi-los e prejudicar a visão;

 

- Ao entrar na rotatória o condutor deve ficar atento com a quantidade de areia na via trazida pelos ventos.  Trafegar em baixa velocidade ajuda bastante, evitando assim que o veículo possa derrapar e ocasionar alguma colisão;

 

- Ao fazer uma ultrapassagem por ciclistas e motociclistas, o condutor deve passar em baixa velocidade para não interferir na condução destes, pois o vento forte e a poeira podem dificultar a visão e interferir na segurança de ambos.

 

  

Edição e postagem: Iara Cruz

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES