10/01/2020 às 10h55

Defesa Civil Municipal orienta população sobre como proceder em caso de alagamentos em imóveis e acúmulo de água nas vias

imageImóveis afetados não sofreram danos estruturais, segundo avaliação da Defesa Civil

Imóveis afetados não sofreram danos estruturais, segundo avaliação da Defesa Civil

Fotógrafo: Divulgação Defesa Civil

Fechar
imageImóveis afetados não sofreram danos estruturais, segundo avaliação da Defesa Civil

Imóveis afetados não sofreram danos estruturais, segundo avaliação da Defesa Civil

Fotógrafo: Divulgação Defesa Civil

Fechar

Márcio Greick

A Defesa Civil Municipal atendeu na tarde desta quinta-feira, 09, um chamado de moradores do Distrito de Taquaruçu depois das fortes chuvas que caíram na Capital. Devido às fortes chuvas, as águas do Ribeirão Taquarussu que passam nas proximidades transbordaram, provocando alagamento em dois imóveis localizados na Rua 33 e Rua 22 A.

 

Após a visita, técnicos da Defesa Civil Municipal fizeram a avaliação dos dois imóveis afetados e foi constatado que não houve nenhuma avaria na estrutura física das residências e nenhum morador ferido. 


Durante as chuvas intensas dessa quinta, 09,  trecho da Rodovia T0-030 também esteve parcialmente inundado na saída de Taquaruçu, distrito a 30 km de Palmas.  Nesse caso, conforme a Defesa Civil, os condutores de veículos e transeuntes devem esperar as águas escoarem para fazer a travessia segura no local.

 

Recomendações

 

A Defesa Civil Municipal orienta a população sobre como agir em casos de inundação, alagamentos e enxurradas, principalmente as pessoas que moram próximas aos córregos.  


- Em caso de alagamentos, é recomendável que os moradores deixem seus bens em locais elevados, evitem permanecer no imóvel durante as chuvas e procurem casas de familiares seguras para se abrigarem.

 

- É recomendável não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

 

- Durante as chuvas evite ficar em contato com direto com a água contaminada da enchente, pois ela pode provocar doenças.

 

- Evite se deslocar durante as chuvas para evitar acidentes, pois a água das enxurradas pode encobrir bueiros sem tampas ou encobertos pela água.   Em caso de ventos fortes, cuidado com as quedas de árvores, fios, postes e semáforos.


- Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose.


- Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, os moradores de regiões propensas a inundações devem manter-se informados sobre as condições e alertas meteorológico para não serem pegos desprevenidos.

 

- Seja solidário: avise seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco e alagamentos. Em caso de iminente perigo entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo fone 153 ou pelo celular 99242-3285.

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES