09/02/2020 às 11h39

Guarda Metropolitana de Palmas completa 27 anos vivendo um momento de transformação

imageAtuação da GMP é fundamental para a segurança dos palmenses

Atuação da GMP é fundamental para a segurança dos palmenses

Fotógrafo: Lucas Estêvão

Fechar
imageAtuação da GMP é fundamental para a segurança dos palmenses

Atuação da GMP é fundamental para a segurança dos palmenses

Fotógrafo: Lucas Estêvão

Fechar
imageGuarda Metropolitana de Palmas celebra 27 anos de existência protegendo a população palmense

Guarda Metropolitana de Palmas celebra 27 anos de existência protegendo a população palmense

Fotógrafo: Lucas Estêvão

Fechar
imagePlantio de mudas fez parte da programação do aniversário da Guarda Metropolitana de Palmas

Plantio de mudas fez parte da programação do aniversário da Guarda Metropolitana de Palmas

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar
imagePrograma voltado para a o ensino musical tem mudado a vida de jovens palmenses

Programa voltado para a o ensino musical tem mudado a vida de jovens palmenses

Fotógrafo: Luciana Pires

Fechar

Redação Sesmu

Preservar o patrimônio público e cuidar da segurança e o bem-estar do cidadão palmense. Essas e outras funções são de responsabilidade da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que neste domingo, 9, completa os seus 27 anos de fundação. A instituição vive um tempo de transformação e comemora a consolidação da credibilidade, além do respeito adquirido com muito trabalho diante da sociedade.

  

A azul marinho foi criada por meio da Lei Complementar N.º 001, de 09 de fevereiro de 1993, com a missão inicial de proteger os patrimônios públicos do município. Com esforço e dedicação exclusiva, se firmou no combate direto à criminalidade, com rondas ostensivas distribuídas rotineiramente por toda a Capital, por meio dos grupamentos das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), Divisão de Fiscalização Ambiental e o Guarda Quarteirão.

 

Participando da construção dessa história há 18 anos, a inspetora Letícia Bondini, que se tornou recentemente a primeira mulher a assumir a superintendência, posto mais alto da guarnição, fala das vitórias e dos próximos desafios. “Nós sabemos que para atuar em segurança pública é preciso ter muita força e coragem. Quando vestimos o manto azul marinho em nenhum momento esquecemos do nosso ofício. E trabalhando firme, conseguiremos outras conquistas”, ressaltou.

 

A GMP também se destaca pelas ações sociais voltadas para iniciação musical por meio do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas, integrando a Orquestra Jovem, Coral Jovem e a Escola de Música. O programa oferece aos jovens, além das práticas musicais, diversos conhecimentos que contribuem para a formação cidadã. E em parceria com a Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, desenvolve o programa Guardião Escolar, com projetos e atividades de segurança preventiva.

 

Hoje, como maestro da Orquestra, Rênison Oliveira, é fruto das ações sociais da guarnição. Chegou a Palmas em 1999, com o desejo de ingressar na Banda Mirim, como o projeto era chamado na época. Dias depois, o sonho virou realidade, quando pleiteou uma vaga e se tornou aluno da banda. E em 2002, aproveitou a oportunidade e se candidatou ao último concurso da instituição, alcançando com êxito a aprovação.

 

“Sou fruto vivo de toda essa transformação e amadurecimento da Guarda Metropolitana nos últimos anos. É uma satisfação imensa fazer parte do projeto de música, em que estou a frente dos trabalhos desde 2005. Transformou minha vida e me abriu muitas portas. E o sentimento de alegria é diário, em poder ver o alcance do projeto na vida de inúmeros jovens”, ressalta com satisfação.

 

“O trabalho é de excelência que os homens e as mulheres da GMP entregam diuturnamente para o população. São incansáveis na sua missão de fortalecer a segurança municipal, e desse modo, garantir tranquilidade aos palmenses”, enaltece o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Durval Ribeiro Silva.

 

A instituição de segurança comemora seus 27 anos com a expectativa da realização do concurso público, que nos próximos dias terá o edital divulgado com o cronograma e todas as etapas da seleção. A prefeita Cinthia Ribeiro assinou no dia 28 de janeiro, o contrato com a banca organizadora, confirmando o certame para fortalecer e renovar o quadro de servidores da GMP.

 

Encerramento da programação

 

Para celebrar a data especial, desde a última segunda-feira, 3, diversas ações estão sendo realizadas. O encerramento ocorrerá às 18 horas deste domingo, 9, com uma apresentação da Orquestra Jovem, na Praça do Bosque.

 

Portal do Contribuinte

Aqui você encontra os serviços on-line disponibilizados pela prefeitura.

Nota Quente

Programa de incentivo à emissão de notas fiscais gerando crédito para concorrer a prêmios.

Utilidade pública

Este espaço facilita o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo município.

Servidor

Canal destinado à assuntos dedicados ao servidor público municipal.

Concursos

Canal destinado à concursos realizados pela Prefeitura de Palmas.

Turista

Conheça Palmas. Seus pontos turísticos, sua diversidade e eventos você encontra aqui.

PROJETOS E AÇÕES

+ PROJETOS E AÇÕES