
Secretário da Educação de Palmas compartilha com outros gestores da área sobre educação integral da Capital
O evento do Consec acontece em Vitória-ES e reúne secretários de educação das capitais do país
A educação de tempo integral de Palmas é referência para muitos municípios do país. Para compartilhar um pouco do trabalho feito na rede municipal de ensino e também conhecer a gestão desta modalidade de outras capitais, o secretário Fábio Chaves está, desde quinta-feira, 23, em Vitória (ES), participando do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), que tem como pauta o debate e troca de experiências sobre o ensino em tempo integral.
Sob a condução da secretária municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, gestores de várias capitais do país, inclusive o de Palmas, conheceram duas unidades referências na cidade, sendo elas, o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, no bairro da Grande Vitória, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá.
Durante as visitas, os gestores tiveram a oportunidade de ver de perto, não apenas a estrutura das unidades de ensino, mas também as metodologias pedagógicas utilizadas por elas. Ao final do dia, uma roda de conversa reuniu todos os secretários e os diretores das unidades visitadas para debaterem os eixos norteadores do ensino integral, ações de protagonismo dos estudantes e outros temas pertinentes à temática.
“Com as duas visitas foi possível observar que Vitória é uma cidade com uma configuração bem distinta de Palmas. Aqui conhecemos duas escolas situadas em uma localidade muito própria, uma região muito adensada e a gente pôde ver também os desafios que os gestores enfrentam. Como Palmas é uma cidade nova e foi planejada, os espaços destinados à construção de escolas foram bem estudados, portanto tivemos poucos problemas com as construções das unidades que ofertam o ensino em tempo integral”, observa o professor Fábio Chaves, citando que atualmente das 78 unidades, 39 são de tempo integral.
Nesta sexta-feira, 24, professor Fábio participou de uma mesa-redonda, para compartilhar com os demais secretários sobre as experiências exitosas do ensino integral de Palmas.
Na oportunidade, o secretário fez uma retrospectiva sobre a implantação da educação em tempo integral em Palmas, que segundo ele marcou o início de uma trajetória pedagógica de sucesso na capital tocantinense. “A primeira ETI do município foi a Padre Josimo Tavares, inaugurada em 2007, e trouxe a dinâmica de um ensino inovador, com a inclusão de atividades diversificadas como oficinas curriculares no campo das artes e dos esportes, além do currículo básico. Mas com foco na qualidade do ensino foram acrescentadas ao currículo básico, metodologias inovadoras, o que ampliou as atividades oferecidas aos estudantes”, relata o gestor anunciando que em 2024, mais seis escolas de tempo integral e mais 15 unidades de tempo parcial serão entregues à população palmense.
Texto: Redação Semed
Edição: Secom