
Secretário destaca importância da Carreta Novartis de Combate à Hanseníase que está atendendo em Palmas
Nesta segunda-feira, 24, iniciou o atendimento na Carreta Novartis na Feira do Jardim Aureny I. O objetivo é ajudar a combater a hanseníase, por meio da educação, do diagnóstico e tratamento da doença. Toda equipe multiprofissional que está atendendo é da Secretária Municipal de Saúde, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e agentes de Saúde.
A Carreta que percorre todo o Brasil ficará na Região Sul de Palmas até o próximo dia 28 de novembro e do dia 29 a 5 de dezembro na Feira da 307 Norte. Os atendimentos iniciam às 9 horas e segue até às 19 horas.
Na abertura oficial do evento, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Teixeira, destacou a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o gestor municipal, é mais uma oportunidade de acesso fácil oferecida para os palmenses na luta contra a hanseníase.
“É fundamental que todos participem, crianças, adultos e idosos. Contamos também com nossas Unidades de Saúde prontas para realização do diagnóstico, medicação e tratamento”, afirmou o secretário.
Público-alvo
A diretora de Vigilância em Saúde, Renata de Oliveira, falou dos sintomas e pediu a partição massiva da população. “Nosso público-alvo são todas aquelas pessoas que apresentarem manchas na pele, dormência e sinais suspeitos de hanseníase”, informou Renata.
Já o diretor de Atenção Básica, Alessandro Pantoja, destacou que o Município conta com o programa Estratégia Saúde da Família que possibilita o acompanhamento de profissionais e a visita dos agentes de saúde nas residências.
“Nossos agentes de Saúde têm acompanhado de perto os casos diagnosticados. Estão atentos ao tratamento a distribuição do medicamento, retorno e também conscientização e orientação para que todos procurem as Unidades de Saúde”, explicou Pantoja.
Endemia
O motivo de realizar esse trabalho em Palmas é devido esta região ser endêmica para esse tipo de doença. Dessa maneira, esse rastreamento é necessário e fundamental para conscientizar e educar a população quanto aos sinais e sintomas da doença.
Carreta
A carreta itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e distribuição de remédio para o tratamento da doença. Ainda no espaço será realizada aferição da pressão, temperatura, dentre outras ações básicas de Saúde.