16 dezembro 2011 às 13:06

SEDES promove jantar de confraternização para famílias assistidas pelo Creas

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realiza nesta sexta-feira, 16, encontro e confraternização com jantar paras famílias e usuários atendidos pelo Creas, a partir das 19h, na 403 Sul, APM-11, Alameda 08, Lote 08, em frente à Paróquia São Cristóvão. Durante o evento haverá apresentações de palestra com assistente social e psicólogo, sorteio de presentes entre outros.


A palestra que traz o tema “Vinculo Familiar” será ministrada pela psicóloga, Eliane Bandeira, que segundo a palestrante, no decorrer da apresentação será exibido slides além de ser trabalhadas dinâmicas com as famílias através de grupos, oportunizando momentos de reflexão, principalmente quanto a necessidade da preservação dos vínculos familiares e comunitários no desenvolvimento da criança e do adolescente, para que os direitos sejam garantidos e os cuidados sejam de qualidade.


Eliziana Ferreira dos Santos Guimarães, assistente social e diretora de Proteção Social Especial, destacou que o fortalecimento dos laços familiares é uma das prioridades que os profissionais do CREAS/PAEFI vêm colocando em prática com atendimento, orientação e acompanhamento, reuniões, encontros e palestras que envolvem as famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. “O objetivo principal do encontro será orientar os pais a observarem as mudanças de comportamento dos filhos. O apoio da família é a condição básica para que se efetive a proteção integral, entendo que a convivência familiar é imprescindível e fundamental para o desenvolvimento sadio de uma criança e do adolescente”, explica Eliziana.


Segundo o Secretario de Desenvolvimento Social Robledo Suarte, há mudanças sociais que levam ao declínio do costume das refeições feitas em família, como a presença de programas de televisão no horário das refeições, a correria do dia a dia,  que acabam afastando as famílias em um momento sagrado durante as refeições. “Um jantar como esse em que reunimos toda família é importante, apesar de parecer que o padrão da família comendo junto está apenas no imaginário e que parece não ser mais a realidade, mas revela a união e harmonia, traduzido nas falas, gestos e atitudes  pelo desejo de estarem sempre todos juntos ao redor da mesa”, conclui o secretário Suarte.


PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

O Paefi é um dos serviços que compõem o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, dentro do Sistema Único da Assistência Social (Suas), se enquadra na proteção especial e tem como foco principal a família, principalmente aquelas que apresentam dificuldades de relacionamento entre seus membros, ocasio­nando situações de violações de direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.