Sedes promove momento de interação com idosos e jovens na praça do Setor Maria Rosa
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Básica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Pronatec Rural, promove nesta quinta-feira, 10, a partir das 8 horas, na Praça do Setor Maria Rosa, um momento de interatividade entre os alunos do curso de “Condutor Ambiental Local” do CRAS Santa Fé e o Grupo Feliz Idade do CRAS Morada do Sol. Trata-se de uma aula prática, na qual os alunos do curso de condutor ambiental simularão com o grupo de idosos um roteiro turístico.
Na ocasião os idosos participarão da Técnica Chi Kung (Que beneficia o coração, previne a Osteoporose e Hipertensão) com o fundador da Associação Tocantinense de Kung Fu, o mestre Francisco de Assis de Oliveira. O chi kung refere-se a uma variedade de técnicas normalmente associadas à medicina tradicional chinesa, o que inclui a mente, a respiração e exercícios físicos.
O coordenador do CRAS Santa Fé, Cássio Borges Pereira, destacou a importância de eventos que envolvem idosos e jovens para o favorecimento e fortalecimento dos vínculos familiares. “Através do Serviço de Atenção Integral a Família (PAIF) estamos promovendo a interação com a comunidade. São essas atividades de interação de grupos de idosos com os jovens, que possibilita a troca de conhecimento, o que torna edificante para ambas as partes. Essas famílias serão acompanhadas pela equipe técnica do PAIF do CRAS Santa Fé e Morada do Sol, que vem apresentando excelentes resultados”, concluiu.
Para a secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, os usuários terão oportunidades de uma qualificação e inserção no mercado de trabalho. “Essa é uma grande oportunidade para os usuários terem uma qualificação que lhes possibilitem um acesso à autonomia desejada. É um começo para galgar uma ótima oportunidade de emprego e consequentemente aquisição cultural e ascensão social”, destaca.
Condutor Ambiental
A Secretária também frisou que o curso é direcionado a jovens maiores de 15 anos, e pretende capacitá-los para conduzir com segurança, visitantes e turistas em espaços naturais e/ou áreas legalmente protegidas, orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos ativos (sítios) turísticos existentes localmente; contribuir com a proteção ambiental e auxiliar no monitoramento dos impactos ambientais da visitação; elaborar e negociar roteiros de visitação em ambientes naturais de forma articulada aos demais agentes envolvidos nas atividades turísticas.
Programação
Local: Praça do Setor Maria Rosa
Dia: 10/10/2013
7h30- Café da manhã
8 horas – Técnica Chi Kung (que beneficia o coração, previne a Osteoporose e Hipertensão) com o Mestre de Kung Fu – Assis
9 horas – Atividade de Educação Ambiental com os alunos Condutores Ambientais.


