
Sedes realiza atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família que estão na lista de Averiguação Cadastral
Outro trabalho que está sendo feito pela equipe do Bolsa Família é a visita em domicílio às famílias que estão na lista de averiguação cadastral por inconsistência no Cadastro Único
Mais de 300 famílias que moram na região dos Aureny III, IV, Bertaville, Irmã Dulce, União Sul, estão com inconsistência no Cadastro Único ou estão em descumprimento com as condicionalidades do Programa Bolsa Família. Para regularizar essa situação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) convocou as famílias por meio de carro de som para comparecerem na manhã desta terça-feira, 21, na Unidade de Saúde Novo Horizonte.
A dona de casa Rita Marques da Silva ouviu a convocação no carro de som
que passou pela sua rua no Aureny IV e não perdeu tempo. “Graças a Deus meu
beneficio está tudo ok”, disse.
Já a dona Marlene da Cunha Neres, morava em Rondônia, e está sem receber
o beneficio há mais de três anos, depois que mudou para Palmas. Moradora
do setor Irmã Dulce, ela aproveitou que foi ao posto de saúde para
conferir como estava o cadastro. “Eu fiquei um tempo sem receber, um ano
em Rondônia, mas eu não corri atrás para ver o que estava acontecendo,
agora eu vim aqui no postinho e vi que tinha esse atendimento”, acrescentando
que recebia R$ 30,00 pelo cadastro de um filho e agora já possui outro
filho que ainda não foi cadastrado.
A gerente do programa Bolsa Família, Terezinha de Jesus Milhan, diz
que aproximadamente 14 mil famílias estão com o beneficio cancelado. “Nós
precisamos atualizar o cadastro, saber em qual das condicionalidades está
o descumprimento, se é na assistência, é atualização cadastral, se é na
educação, é algum filho que está faltando a escola, ou se é na saúde, é a falta
de acompanhamento na saúde”, destacou acrescentando ainda que a maior
parte dos nomes que estão na lista, é por falta de atualização cadastral ou
inconsistência no cadastro.
Outro trabalho que está sendo feito pela equipe do Bolsa Família é a visita em domicílio às famílias que estão na lista de
averiguação cadastral por inconsistência no Cadastro Único, a exemplo da dona de casa, Regina Célia Matias, que é mãe de seis filhos, e mora no
setor Irmã Dulce. Ela recebeu na manhã desta terça-feira, 21, a visita de
três profissionais do Programa Bolsa Família, uma entrevistadora, uma
assistente social e uma agente de saúde. Após a entrevista foi constatado
que a moradora está dentro dos critérios de condicionalidade, porém o
cadastro está desatualizado.
“Eu recebi a informação pelo aplicativo do Programa Bolsa
Família no celular, sobre a necessidade de fazer a atualização
cadastral”, disse.
A gerente do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Terezinha
de Jesus Milhan, destacou que esse primeiro atendimento foi um projeto
piloto, que será estendido a vários bairros da Capital. “Nós começamos hoje
pelo Irmã Dulce, um bairro que temos maior dificuldades em localizar essas
famílias”, acrescentando será feito um cronograma de atendimento
diretamente no bairro, para a atender as famílias que estão na lista de
averiguação cadastral.
(Edição e postagem: Lorena Karlla)