21 agosto 2018 às 14:41

Sedes realiza atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família que estão na lista de Averiguação Cadastral

Outro trabalho que está sendo feito pela equipe do Bolsa Família é a visita em domicílio às famílias que estão na lista de averiguação cadastral por inconsistência no Cadastro Único


 

Mais de 300 famílias que moram na região dos Aureny III, IV, Bertaville, Irmã Dulce, União Sul, estão  com inconsistência no  Cadastro Único ou estão em descumprimento com as condicionalidades do Programa  Bolsa Família. Para regularizar essa situação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) convocou as famílias por meio de carro de som para comparecerem na manhã desta terça-feira, 21, na Unidade de Saúde Novo Horizonte.


A dona de casa Rita Marques da Silva ouviu a convocação no carro de som que passou pela sua rua no Aureny IV e não perdeu tempo. “Graças a Deus meu beneficio está tudo ok”, disse.


Já a dona Marlene da Cunha Neres, morava em Rondônia, e está sem receber o beneficio há mais de três anos, depois que mudou para Palmas. Moradora do setor Irmã Dulce, ela aproveitou que foi ao posto de saúde para conferir como estava o cadastro. “Eu fiquei um tempo sem receber, um ano em Rondônia, mas eu não corri atrás para ver o que estava acontecendo, agora eu vim aqui no postinho e vi que tinha esse atendimento”, acrescentando que recebia R$ 30,00 pelo cadastro de um filho e agora já possui outro filho que ainda não foi cadastrado.


A gerente do programa Bolsa Família, Terezinha de Jesus Milhan, diz que aproximadamente 14 mil famílias estão com o  beneficio cancelado. “Nós precisamos atualizar o cadastro, saber em qual das condicionalidades  está o descumprimento, se é  na assistência, é atualização cadastral, se é na educação, é algum filho que está faltando a escola, ou se é na saúde, é a falta de acompanhamento na saúde”, destacou acrescentando ainda que  a maior parte dos nomes que estão na lista, é por falta de atualização cadastral ou inconsistência no cadastro.


Outro trabalho que está sendo feito pela equipe do Bolsa Família é a visita em domicílio às famílias que estão na lista de averiguação cadastral por inconsistência no Cadastro Único, a exemplo da dona de casa, Regina Célia Matias, que é mãe de seis filhos, e mora no setor Irmã Dulce. Ela recebeu na manhã desta terça-feira, 21, a visita de três profissionais do Programa Bolsa Família, uma entrevistadora, uma assistente social e uma agente de saúde. Após a entrevista foi constatado que a moradora está dentro dos critérios de condicionalidade, porém o cadastro está desatualizado.


“Eu recebi a informação pelo aplicativo do Programa Bolsa Família no celular, sobre a necessidade de fazer a atualização cadastral”, disse.


A  gerente do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Terezinha de Jesus Milhan, destacou que esse primeiro atendimento foi um projeto piloto, que será estendido a vários bairros da Capital. “Nós começamos hoje pelo Irmã Dulce, um bairro que temos maior dificuldades em localizar essas famílias”, acrescentando será feito um cronograma de atendimento diretamente no bairro, para a atender as famílias que estão na lista de averiguação cadastral.




 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

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