
Semed adere ao projeto Educação Infantil 100% Inclusiva
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) formalizou, recentemente, sua adesão ao Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva: Acesso, Permanência e Qualidade, coordenado pela Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). A formalização ocorreu durante visita técnica ao Ministério da Educação, em Brasília, feita pelas servidoras e representantes da Semed, Andréia Aparecida Celestino e Monique Wermuth Figueras.
Segundo a responsável pela Educação Especial no Município, Andréia Aparecida Celestino, ao aderir ao projeto a Semed passa a ter como principal desafio identificar e eliminar as barreiras que impedem o pleno acesso de crianças com deficiência, de zero a 5 anos de idade, à educação infantil. Ela explica que um mapeamento já foi feito, juntamente com o Plano de Ação, etapa obrigatória que sucede a adesão. “No Plano de Ação, descrevemos os objetivos, apresentamos dados quantitativos e as barreiras que a gestão encontra para garantir o acesso e a permanência na escola comum de estudantes com deficiência, na etapa da Educação Infantil”.
Ainda segundo Andréia Aparecida Celestino, o Plano de Ação já foi encaminhado à Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). “É um trabalho amplo, mas já demos o primeiro passo, com a finalidade de alcançar o objetivo de construir uma educação infantil inclusiva”, avaliou.
O projeto Educação Infantil 100% Inclusiva: acesso, permanência e qualidade tem como objetivo promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes, público-alvo da educação especial, nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e no atendimento educacional especializado, garantindo a transversalidade da educação especial em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.