Semed adere ao projeto Trilhas de Leitura
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) adere ao projeto Trilhas de Leitura, voltado, prioritariamente, para as crianças dos anos iniciais. O projeto, que busca a alfabetização de qualidade por meio de práticas lúdicas, é realizado pelo Ministério da Educação, Instituto Natura, em parceria com as secretarias de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Segundo a coordenadora do projeto na Semed, Ruth Maria Assunção, a programa visa orientar e instrumentalizar os professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita dos alunos. “Os professores recebem do programa jogos pedagógicos e outros materiais didáticos que auxiliam na alfabetização das crianças”, explicou.
Ainda conforme a coordenadora, embora o programa tenha como foco principal os anos iniciais, outras turmas também podem participar do projeto Trilhas. “Nada impede que outras turmas do ensino fundamental também adotem essa metodologia, que trará o aprimoramento das atividades de leitura, escrita e oralidade dos alunos”, acrescentou.
O projeto Trilhas, que propõe um conjunto favorável ao processo de alfabetização, está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até os oito anos e o incentivo à leitura em sala de aula. O projeto foi criado em 2009, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac). Em Palmas, vem sendo realizado, com sucesso, desde o ano passado.