
Semed e professores orientadores e parceiros discutem Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas
Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professores orientadores, supervisores pedagógicos das unidades educacionais finalistas das feiras escolares realizadas no mês de junho e representantes de instituições parceiras participaram na manhã desta quarta-feira, 20, de uma reunião. O objetivo foi repassar informações acerca da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit)), que vai acontecer de 7 a 10 de outubro.
O encontro, realizado no Salão da Igreja Santa Filomena, localizada na quadra 204 Sul, contou a participação da titular da pasta da Educação da capital, professora Berenice Barbosa. Segundo a secretária, iniciativas como a Feira de Ciências motivam a pesquisa no seio estudantil.
Na reunião a professora Monique Wermuth Figueiras explicou que os projetos classificados vão competir na Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas e que o evento vai acontecer no Espaço Cultural e no auditório Cuica/UFT.
Para acompanhar as informações sobre o evento foi criado o site http://ulbra-to.br/fecit/. Para Monique Wermuth, com a Fecit a educação de Palmas inicia uma nova etapa dentro do ensino integral, com a introdução da Educação Científica como parte do currículo oculto, reforçando o aprendizado sociocultural, fundamental para o engajamento dos alunos nessa nova sociedade, complexa e competitiva.
Para o professor Marco Baleeiro Alves, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Universidade Federal do Tocantins, eventos como a Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas tem uma importância muito grande para o Brasil, porque desperta nos jovens o interesse pela tecnologia e pela inovação. Ele explicou que no Brasil existem pouco mais de 40 mil patentes, enquanto a China conta com mais de 1 milhão, e que isso é reflexo do incentivo dado ao setor. “É preciso desmistificar esse ideia de que a criação e inovação é coisa de cientista louco”, comentou.
O encontro contou ainda com a participação dos acadêmicos da Ulbra e representantes dos programas Google em Palmas, Victor Eduardo de Sousa Silva, Organizer do Google Developers Group de Palmas – GDG e Gabriel Vaz Aires, do Google Student Ambassador (GSA). Eles fizeram uma explanação aos participantes de como proceder para navegar com facilidade no site de pesquisa google.