Semed promove aperfeiçoamento profissional sobre aprendizagem na alfabetização

Capacitação é voltada a professores e supervisores pedagógicos que atuam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal

Semed promove aperfeiçoamento profissional sobre aprendizagem na alfabetização

Capacitação é voltada a professores e supervisores pedagógicos que atuam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal

,

Com o tema ‘Monitoramento da Aprendizagem na Alfabetização’, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promove nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de agosto, mais uma etapa de aperfeiçoamento profissional do Alfabetiza mais Tocantins para professores e supervisores pedagógicos, que atuam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal. Os encontros acontecem no auditório da Reitoria do IFTO, em horário comercial, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

A capacitação faz parte das ações da política de implementação do currículo de alfabetização de Palmas e visa garantir uma educação de qualidade, bem como melhorar os índices de alfabetização na Capital. 

Durante os encontros formativos, os profissionais participam de diversas atividades envolvendo a temática de alfabetização e letramento visando ao aperfeiçoamento do fazer pedagógico. As atividades são mediadas pelos professores formadores, um grupo de técnicos especialistas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza.

A abertura do encontro desta segunda-feira, 19, foi prestigiada pelo escritor tocantinense Leonardo Póvoa, que aceitou o convite para apresentar aos profissionais uma coletânea de livros de educação infantil com temáticas voltadas para o regionalismo tocantinense.

Na pauta da programação desta etapa de aperfeiçoamento profissional, estão sendo trabalhadas temáticas como ‘Diálogos pedagógicos com autores infantis’; ‘Dinâmica Sonora’; ‘Cálculo do Índice de Fluência Leitora’; ‘Níveis de Leitura: como a criança deve sair do 2º ano’; ‘Ficha de acompanhamento sistemático das aprendizagens’; ‘Plano de Intervenção Pedagógico’; ‘Como trabalhar a equidade racial na sala de aula’; ‘Sequências de Atividades Didáticas Interdisciplinar a partir da Fluência Leitora e das práticas de linguagens’; ‘Atividade: história criativa’; ‘Cantinhos da Aprendizagem’, dentre outras.

Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas