
Semed promove capacitação para coordenadores administrativos financeiros e presidentes das ACEs
Teve início na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório da ETI
Eurídice Ferreira de Mello, a Capacitação em Gestão de Recursos Públicos e
prestação de Contas de Recursos Descentralizados promovida pela Secretaria
Municipal da Educação (Semed). Participam deste primeiro de capacitação os
presidentes das Associações Comunidade Escola (ACEs) e coordenadores
administrativos financeiros dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)
e das Escolas da Infância.
A formação que prossegue até a próxima quinta-feira, 17, é voltada
aos profissionais de todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino
e tem por objetivo orientar os mesmos quanto à legalidade, legitimidade,
economicidade, razoabilidade, eficiência e eficácia na gestão de recursos públicos
e prestação de contas de recursos descentralizados. A capacitação tratará ainda
de conceitos, normas, fases e obrigações que norteiam os procedimentos, bem
como a instrução sobre a condução e participação em licitações das modalidades
Convite, Chamada Pública e Tomada de Preço, quanto aos aspectos procedimentais
e esclarecimentos de dúvidas recorrentes.
Segundo a diretora de Apoio e Monitoramento às Unidades Executoras
da Semed, Stelamaria Barbosa, neste primeiro dia a capacitação teve como
objetivo esclarecer as dúvidas dos gestores sobre como procederem dentro da
legalidade, com a execução dos recursos da gestão, do Programa Nacional de
Alimentação Escolar (Pnae), e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
“Trabalhos os aspectos da origem do recurso, a que se destina, classificação de
despesas, a forma de execução de despesas e principalmente a prestação de
contas”.
Ainda segundo a diretora, nesta terça-feira, 15, o curso irá
abordar a lei 8666 que trata sobre as normas para licitações e contratos da
Administração Pública. “O nosso objetivo é levar esclarecimentos para que os
gestores trabalhem com segurança e dentro da legalidade a execução dos
recursos”, afirmou.
Para a presidente da ACE do CMEI Pequenos Brilhantes, Lenilda
Batista a formação é fundamental para esclarecer dúvidas quanto a execução
correta dos recursos. “O conhecimento de toda a legislação e procedimentos
metodológicos sobre como efetuar a prestação de contas dentro da lei é
fundamental”.
Quem também aprovou a capacitação foi a coordenadora financeira da
CMEI Sonho de Criança, Luene Pereira. “Essa formação é de fundamental
importância porque esclarece muitas dúvidas, as vezes nós tiramos as dúvidas
junto a diretoria da Semed só por telefone, mas o contato pessoal é muito importante,
para mim está sendo excelente, estou aproveitando o máximo para esclarecer
minhas dúvidas e assim fazer o meu trabalho de forma correta, dentro das normas
legislativas”, declarou.
Segunda Etapa
Nos dias 29 e 30, será a vez dos 219 presidentes, secretários e
membros da Comissão de Licitação das Unidades Executoras da Semed, participarem
da Capacitação em Licitação e Contratos.