29 setembro 2009 às 16:58

Semed promove Seminário de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Palmas, por meio da secretaria municipal da Educação (Semed), promove na próxima sexta-feira, 2, o I Seminário de Alimentação Escolar: aquisição de alimentos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Escolar. O evento acontece a partir das 8 horas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, região norte de Palmas. A ação é voltada para os secretários municipais,  produtores da agricultura familiar, diretores, coordenadores financeiros, associações, vereadores, entre outros.

 

Durante o evento será lançado também a Cartilha de Padrões Mínimos em Alimentação, já que o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), determinou, através da Resolução 38 (16 de julho de 2009), que cada unidade escolar deve adquirir no mínimo 30% da merenda escolar produzidos pela agricultura familiar. “O seminário é justamente para esclarecer como as escolas devem agir e como os produtores precisam se organizar para atender as unidades”, explica o chefe de gabinete da Semed, Zenóbio Arruda.

 

Zenóbio ressalta que os produtores precisam oferecer produtos que atendem todas as exigências da Vigilância Sanitária do período de produção até a entrega final na escola.

 

Outro resultado esperado, afirma Zenóbio, é fortalecer as ações entre os pequenos agricultores, diretores e coordenadores financeiros quanto a aquisição, projeção de consumo e a oferta de alimentos com qualidade.

 

O nutricionista da Semed, Felipe Barbosa Coelho, um dos palestrantes do seminário, realizará uma abordagem sobre a Projeção de Consumo dos Alimentos na rede municipal de Ensino. “No ano passado realizamos um levantamento e o consumo mensal da merenda pelas escolas municipais de Palmas é de toneladas.” Porém, a maior preocupação, de acordo com o nutricionista, é de ofertar uma alimentação com qualidade aos alunos.

 

Na programação está previsto também palestra com representantes do FNDE, e da Vigilância Sanitária, entre outros.