Professoras Regiane Bonagura Bastos e Alessandra Oliveira Quirino Chiarioni abriram o ciclo de palestras – Foto: Júnior Suzuki
Qualificação
08 novembro 2025 às 14:19

Seminário da Educação de Palmas debate boas práticas para fortalecer a alfabetização na rede municipal

Evento reúne educadores para formação e troca de experiências no âmbito do programa Alfabetiza Mais Tocantins

Começou neste sábado, 8, o Seminário de Boas Práticas da Pré-Escola à Alfabetização, dando início a uma série de ciclos de formação para professores da rede municipal de ensino. Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), o evento tem como foco a discussão de metodologias e a socialização de relatos de experiência dos profissionais que atuam na linha de frente da alfabetização de crianças na Capital. Os encontros continuam nesta segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, nas salas de formação localizadas no 2º andar da Semed, localizada na Avenida Siqueira Campos.

A abertura ocorreu no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (1306 Sul). Representando a secretária da Educação, Anice Moura, a secretária-executiva Pedagógica, Cândida Cecília, destacou que o ciclo de qualificação, em parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), fortalecerá as redes de colaboração entre os docentes com a promoção de práticas inovadoras em sala de aula, beneficiando diretamente o processo de aprendizagem dos alunos.

Da teoria à prática

A programação de abertura incluiu a palestra ‘Intersecções Entre a Infância, Letramento e Contação de História’, ministrada pelas professoras Regiane Bonagura Bastos e Alessandra Oliveira Quirino Chiarioni. A apresentação abordou estratégias para assegurar uma transição eficaz entre a educação infantil e o ciclo de alfabetização, garantindo que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta. 

Em seguida, o escritor e poeta Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, reconhecido por sua atuação de mais de duas décadas no cenário cultural tocantinense, conduziu a palestra ‘A Inteligência Artificial Aplicada da Pré-Escola à Alfabetização’. Ele ressaltou a necessidade de alinhar a tecnologia ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, ampliando o repertório dos professores para além das técnicas convencionais.

Alfabetiza Mais Tocantins

A formação integra a adesão da Prefeitura de Palmas ao Programa Alfabetiza Mais Tocantins, fruto de uma parceria com o governo do Estado. A iniciativa segue as diretrizes do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que preveem a realização anual de seminários para educadores da Pré-Escola e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Texto: Taygo Mello

Edição: Iara Cruz

Formação é fruto da adesão da Prefeitura de Palmas ao Programa Alfabetiza Mais Tocantins – Foto: Junio Suzuki 

Abertura ocorreu no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré – Foto: Junior Suzuki