
Seminário discute validação do programa de Iniciativas Cidades Sustentáveis
Nesta quarta-feira, 26, no auditório da Justiça Federal, a partir das 8h30, acontece o Seminário de Validação do Programa Iniciativa Cidades Sustentáveis (Ices), promovido pela Prefeitura de Palmas e o Instituto Pólis, no qual serão discutidos e validados os indicadores formulados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o programa Ices que está sendo aplicado no Município com o apoio da Caixa Econômica Federal.
Estarão presentes os especialistas temáticos que fizeram a pesquisa, a montagem e a crítica de cada indicador, além de técnicos e secretários da Prefeitura. Os estudos estão sendo realizados, desde março deste ano, e abrangem diversas áreas como gestão de gastos públicos, saneamento, energia, mudanças climáticas, ordenamento territorial, desigualdade, segurança, saúde, educação, entre outros.
O próprio BID contratou o Consórcio Idom/Cobrape para a elaboração de três Estudos de Base, a serem realizados para a Capital, são eles: Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa; Estudos de Vulnerabilidade às Mudanças do Clima; e Estudos de Crescimento Urbano.
As primeiras oficinas ocorreram em agosto com grande êxito e participação, e agora o Consórcio Idom-Cobrape irá realizar mais dois dias de apresentações e capacitação.
As oficinas acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (Previpalmas), e são voltadas para os servidores municipais que irão desenvolver a metodologia no Município.
Programação
Quarta-feira, 26 – auditório Justiça Federal
Seminário de Validação do Programa Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES)
8h30 – Tema: Sustentabilidade Fiscal e Governança
10h40–Tema: Sustentabilidade Ambiental, Mudanças Climáticas e Segurança Urbana
14 horas – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade
Quinta-feira, 27, auditório Previpalmas
Manhã: apresentação dos resultados finais dos três estudos base.
Tarde: capacitação da ferramenta para a modelagem de riscos de inundação fluvial.
Sexta-feira, 28, auditório Previpalmas
Manhã: capacitação e detalhamento da ferramenta do inventário de gases de efeito estufa.
Tarde: capacitação e discussão do cenário intermediário de crescimento urbano.