Semus capacita novas equipes de saúde para implantação da Caderneta do Adolescente, nesta segunda-feira (23)
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) capacita nova turma de profissionais de saúde para dar prosseguimento à implantação da Caderneta do Adolescente na Capital, hoje, dia 23, às 16 horas, no auditório da Semus, localizado à Quadra 103 Sul Rua SO-07 lote 03, Edifício Durval Silva.
A Caderneta foi criada em 2009 pelo Ministério da Saúde com intuito de apoiar ações de promoção à saúde do adolescente e facilitar o acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento.
“A implantação dessa caderneta em nossa rede de atendimento nos permite oferecer uma estrutura de acolhimento e aproximação adequada ao público juvenil, já que ela possui uma linguagem próxima a do adolescente”, enfatiza Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.
Caderneta
Com a caderneta em mãos, o adolescente terá acesso a orientações sobre educação sexual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez precoce e a experimentação de drogas, dentre outras informações. A caderneta foi planejada para adolescentes da faixa etária entre 10 e 19 anos.
“A adolescência é uma fase repleta de dúvidas, por isso nossos esforços são para motivá-los a confiar e a buscar o serviço de saúde. Estamos capacitando nossas equipes para que apliquem abordagens interativas externas ao consultório para aproximar o público juvenil do serviço de saúde e proporcionar a eles garantia do acesso à informação e serviços de ”, explica Maria Amélia Brito, responsável pela Área Técnica de Saúde do Adolescente de Palmas.